Samba solidário

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

por Douglas Denis


“De azul e branco lá vou eu feliz da vida, o Renascer é meu amor é minha vida...” São com esses versos cheios de esperança do compositor Manelzinho da Vila que a comunidade da Vila Jurandir, em São João de Meriti, vem contar um pouco da sua história de superação e iniciativa social.

A Rua Júlio de Castilho Lt. 24 Qd. 10 é o endereço do “Bar do Flávio”, onde surgiu a ideia para a formação do “Bloco Carnavalesco Renascer da Vila”. Entre uma cervejinha e outra, os bate-papos informais sobre as carências da comunidade acabaram por motivar os moradores da localidade a iniciar um projeto de ajuda mútua.



Em meados de 2008, Cláudia Pereira, inspirada pelo exemplo do Grupo Afro-Reggae, começou a organizar um curso de percussão com o intuito de ajudar os jovens a se manterem longe das drogas.

Seu Valdecir da Cunha, um dos idealizadores, se prontificou de imediato a conseguir os instrumentos musicais e hoje a bateria do Renascer da Vila conta com 20 ritmistas, incluindo jovens e pessoas da terceira idade.

Boletim
O destaque do bloco é Washington dos Santos que toca tamborim e, com 11 anos de idade, é o integrante mais jovem do grupo. Seus familiares garantem que após os ensaios do bloco o comportamento em casa e na escola transformou-se. "Só fica no grupo quem apresenta o boletim", afima Cláudia Pereira.

O exemplo do Projeto Renascer de Vila Jurandir inspira outras comunidades, que também começam a desenvolver atividades culturais nas redondezas, como é o caso da Bacia de Edém e da Vila Tiradentes.

Os músicos que fazem parte do bloco alternam seu tempo entre trabalho e ensaios em escolas do grupo especial. "A ideia central é proporcionar o lazer para aqueles que não possuem condições financeiras de se deslocarem no carnaval, a fim de que eles possam encontrar na própria comunidade uma atividade de entretenimento acessível às suas condições econômicas, com qualidade e segurança", explica Claudina.

Durante os ensaios, que acontecem aos fins de semana, a estimativa de público gira em torno de 300 pessoas nas sextas-feiras, podendo chegar a 500 pessoas aos domingos e feriados.

O fechamento do trecho da Rua Júlio de Castilho, onde fica o Bar do Flávio, é mais uma das conquistas da comunidade, que há cerca de oito meses conseguiu autorização legal junto a prefeitura para realização de atividades de lazer nos domingos e feriados das 8h às 17h.

Durante os ensaios do bloco houve arrecadação de materiais de higiene e também cerca de 200 brinquedos, que foram doados para as vítimas da região serrana e entregues na Cruz Vermelha de Petrópolis.

http://www.youtube.com/watch?v=veywnjKYsBE

1 Comentários:

nei do renascer disse...

gostaria de parabenizar esta materia falando sobre o bloco renascer da vila jurandir. agradecer a claudia presidente e o nosso amigo e parceiro cunha pelo projeto renascer.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI