Clube dos livros

sábado, 16 de abril de 2011

por Marina Zuqui


Maicla Moura não tem apenas um nome estranho. Ela, que neste momento está lendo a "A cidade do sol", de Khaled Hosseini, também tem a estranha mania de trocar livros com as amigas da escola, com as quais forma uma espécie de clube. As amigas que frequentam este clube são Maria Carolina Loubak e Karine Bastos, que conheceu ao ingressar no ensino médio, há dois anos. "Quando Maria levou um de seus livros para a escola, eu, que sempre gostei de novidade, pedi emprestado."


Foi assim que as três começaram o troca-troca de livros. "Se uma de nós tem esse livro pra que vou comprá-lo? Não gosto de ler livros repetidos", afirma Maicla Moura. Já Maria Carolina estabeleceu uma relação diferente tanto com a leitura quanto com o objeto livro. "Gosto de ter o meu próprio livro e ler o mesmo dez vezes", diz ela, que fixa trechos na cabeça e quando 'dá a louca' pega um livro que fazia anos que não lia e o relê.

Karine Bastos, a terceira componente do clube, também não gosta muito de repetir livros. Porém, é a única das três que tem um estilo literário definido. "Gosto muito de livro romântico, tipo 'Querido John'", conta Karine. Já suas amigas vão de romances como 'O caçador de pipas', de Khaled Hosseini, a livros adolescentes de Thalita Rebouças, passando por biografias como 'Na toca dos leões', de Fernando Morais.

Maria Carolina acha nos livros ótimos exemplos para sua vida: "Gosto de tirar lições que possam me ajudar no futuro", revela a jovem, que acredita saber distinguir nas leituras o que deve guardar ou não em sua vida.

Esse trio de leitoras escolhe seus livros pela capa, mas não começam a lê-lo sem antes consultar a orelha. Com uma média anual que varia de 15 a 17 livro, elas pretendem manter tanto o ritmo de leitura quanto o hábito de trocar livros mesmo depois de entrarem na faculdade, o que deve acontecer no próximo ano. "Só leio uma vez mesmo, pra que comprá-los.”

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI