A soma de todas as artes

sexta-feira, 15 de abril de 2011

por Fernando Fonseca


Inicia-se hoje mais um processo político de grande importância para a cidade de Nova Iguaçu: A IV Conferência Municipal de Cultura. Um evento que reunirá a classe artística iguaçuana, instituições e representantes políticos hoje e amanhã. Em sua quarta edição, a conferência surge como uma ação que projetará para a sociedade iguaçuana um importante mecanismo de mobilização social para a discussão e implementação do futuro Plano Municipal de Cultura.

O credenciamento para se tornar um delegado do conselho terá início às 14h de hoje e a solenidade de abertura será às 19h. Os requisitos para se inscrever para delegado são: ser da classe artística ou instituição e ter seu trabalho reconhecido no município. Após a inscrição, os credenciados que quiserem se candidatar a conselheiros deverão se inscrever posteriormente ao cargo, onde os delegados elegerão os futuros conselheiros por meio de votação, através de cédulas. Composto por 30 membros, sendo 15 titulares e 15 suplentes, o conselho será formado por cinco agentes culturais da cidade, cinco membros de instituições e cinco indicações do governo.

“Espero que a classe artística e as instituições compareçam ao evento, juntamente com a sociedade civil”, diz a Secretária Municipal de Cultura, Silvia Regina. Sociedade civil, artistas e instituições municipais se comunicando por meio da cultura. Uma comunicação eficaz que reunirá personalidades como os representantes: do Ministério da Cultura (MINC), Marcelo Velloso, da Secretaria de Cultura de Estado do RJ, Delmar Cavalcante, o representante da Coordenadoria dos Conselhos, Luiz Henrique, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, deputado Federal Alessandro Molon, da Comissão de Educação e Cultura da ALERJ, senhora Érica Glória, do Conselho Municipal, Ivone Landin,o Presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Fernandes, a Secretária Municipal de Cultura, Silvia Regina e a Prefeita Sheila Gama.

Com a criação do Plano Municipal de Cultura, o município estará se adequando interinamente ao Sistema Nacional de Cultura, composto por um Conselho Municipal de Cultura, um Fundo Municipal de Cultura e um Plano Municipal de Cultura. Neste conselho, serão traçados planos que definirão as políticas públicas culturais para o município de Nova Iguaçu, que ficarão em vigor nos próximos dez anos, sendo o Conselho renovado a cada dois anos. Dentre os benefícios proporcionados com o advento do Plano Municipal de Cultura, está o direito ao recebimento de verbas do Fundo Nacional de Cultura, sem a mediação do Estado.

Cultura e sociedade dialogando de forma evolutiva. Classes que se unem na busca por significados de forma ativa. A presença. A voz. A consciência de saber que a mudança está em nossas mãos.

1 Comentários:

Anônimo disse...

Eu vou... e vcs??


ANA BEATRIZ

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI