Trote cabra da peste

sexta-feira, 1 de abril de 2011

por Joyce Pessanha


Este foi o primeiro ano que a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro aceitou as notas do ENEM como critério de aprovação para ingresso nos cursos de graduação que oferece nos campi de Nova Iguaçu, Seropédica e Três Rios. Com isso, centenas de alunos de outros estados e até de outros países procuraram as disputadas vagas da Rural, como é carinhosamente chamada.

A pernambucana Raíze de Jesus Souza é um exemplo desse fato. Com uma enorme vontade de viver aventuras e adquirir conhecimentos variados, viu na habilitação em jornalismo sua melhor escolha profissional. “Jornalismo é uma coisa linda, no curso e na profissão poderei investigar, viver aventuras e ter acesso constante a novos conhecimentos”, diz ela, que em janeiro deste ano trocou Recife pelo campus de Seropédica.



Raíze trouxe na bagagem a tradição pernanbucana dos trotes, onde os vestibulandos aprovados em universidades públicas têm os pelos do corpo raspados pelos seus colegas durante a comemoração. "Os meninos ficam carecas e as meninas raspam uma das sobrancelhas, que é coberta por band-aids coloridos e divertidos", conta a menina.

O trote dá tanta visibilidade ao calouro que mesmo aquelas pessoas que não o conhecem o abordam para parabenizá-lo. “Várias pessoas me abordaram me parabenizando pela aprovação e eu me sentia feliz e orgulhosa, pois havia entrado para o grupo dos universitários, e ainda podia dizer que havia ingressado na UFRRJ”.

A cariocada não entendeu quando ela começou a desfilar pelos corredores da UFRRJ com uma das sobrancelhas cobertas por um band-aid. Mas isso trouxe para a Baixada uma rica contribuição de cultura e diversidade, retratando o que nossa região tem de melhor: as histórias únicas de sua gente.

20 Comentários:

Juliana Portella disse...

Raíze é uma figura. Foi ótimo conhecê-la. Já estou até pegando o sutaque dessa pernambucana arretada. Ótima matéria Joyce, sucinta como o jornalismo deve ser. Muito bem vinda ao Cultura NI!

Jéssica E. disse...

Só digo uma coisa dessa menina: AMIGA TU ÉS ROCHA!
Eu amo você muito e já sinto saudades. Parabéns, novamente, e quando você voltar, se estiver com sotaque carioca, te mato visse? rsrs - to brincando, viu? :)

@Post..
"Raíze trouxe na bagagem a tradição pernaMbucana dos trotes"
Só um errinho besta alí na palavra pernambucana que é com M. Só pra ajudar mesmo :)

Mikaela de Lavôr disse...

Parabéns Raíze, muito sucesso nessa nova etapa! ;*

Lais Souza disse...

Raíze!!!!!
Mereceu bastante esse nosso trote!!
E me senti honrada de raspar a sobrancelha dela! ^^

Te amo minha irmã linda e SUCESSO nessa nova fase da sua vida!! =D

Anônimo disse...

Aê filhota, vc já virou notícia né? Amei a matéria
Parabéns pela determinação e pela garra que vc tem para ir atrás dos seus sonhos!
Te amo muito! Saudades de tu!
Beijos Mainha

Anônimo disse...

Razão...

Já causando o maior bafão na facul...hauhauh

Pernambuco muito bem representado por você!

Só quero saber se esse sutaque carioquês pega mesmo ou é boato!

rs

Te amo! Keytinha

Elaine disse...

Aê filhota, vc já virou notícia né? Amei a matéria.

Muito orgulhosa de você!

Parabéns pela determinação e pela garra que vc tem para ir atrás dos seus sonhos!

Te amo muito! Saudades de tu!

Beijos Mainha

Unknown disse...

Que bom minha filha! Fico feliz pela acolhida que vc teve aí no Rio. Parabéns e que Deus te abençõe.Saudades!
Beijos painho

Raize( A da foto lá em cima =P) disse...

kkkk,danosse,tow até me sentindo importante...kkkk Joyce gostei muito da matéria,parabéns mesmo!Ao resto do povo,obrigado pelos elogios e pela força!

Arthur Bomfim disse...

Raíze tem muita coragem, alem de milhoes de outras qualidades, é o tipo de pessoa dificil de se achar, e que mereçe meu respeito e meu carinho, fico feliz em saber que você está bem ai que Deus esteja sempre com vc, como disse Flavio, pernambuco está bem representado por você ai!

Unknown disse...

Amiga, eu tenho muito orgulho de você e sei que você não vai chamar a atenção de todos só por ser pernambucana e nem por mostrar um costume nosso a eles,mas vai mostrar também sua competência e seu talento que é a sua marca registrada por aqui!!!

Te amo muito e tudo isso é só o começo..

Unknown disse...

Me arrepiei todinha quando vi tua foto, que saudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaades amiga*-* Tu é f. te amo muito! sucesso, beijos chegadinha do band-eid hahaha:**(L)

Anônimo disse...

Valeu princesa, isto que está acontecendo em sua nova etapa não é novidade, pois tú vais brilhar muito em tua carreira porque tua coragem e sabedoria foi um premio de merecimento de Deus. te amo muito Tia SOLLLLLLL

solange disse...

Rai!!!!
A grandeza de um ser humano não está no qunato ele sabe, mas no quanto ele tem consciencia que não sabe.

Unknown disse...

É isso aê, nossa representante no RJ já começando a se destacar! :D
Vai nessa Raíze, mostra aí pra cariocada do que o nordeste é feito! Saudades mil. Fica bem, muito sucesso pra tu nessa jornada.

Hugo Rocha disse...

Eitcha, sempre soube que ela era destaque ;) /digomermo
E fico muito feliz em poder dizer q aprendi MUITO com Raize quando fiz robótica e estudei com ela, quando participamos da robotica aki em Recife, ela se destacou dentre os outros, quando chegamos em Sampa, ela se destacou, e agora está na vez do Rio de Janeiro saber todo o potencial e brilho q Raíze de Jesus Souza possui

muito sucesso ai e ai de tu se quando tu voltar para o Recife, voltar com sutaque carioca -_- /brinks ^^' sei que vc está sendo bem acolhida ai, e fico muito feliz porisso ^^
bjs do seu amigo Hugo


P.S. Joyce, agradeço a matéria que você fez dessa grande nordestina que deixa saudades até hoje.
Muito obrigado

Malu disse...

Raízeee,
Que feliz!!! To feliz por você viu..virou até notícia. E a história dos band-aids XD Não chega a ser trote, é mais tradição mesmo da gente porque qualquer um que quiser faz em si mesmo! Mas tá valendo. Que bom que você está se dando bem, quero te ver qualquer dia na TV :)
bjos,
Malu.

Joy disse...

Matéria bombando! Sabia que seria assim, Raiza é um figura e tanto! Obrigada pela história, querida! Foi um prazer escrever sobre você!

Tia Mari e Família disse...

Raize, me sinto muito honrada e orgulhosa de ter conhecido você muito pequena e convivido por muito tempo e hoje compartilhar da sua presença, da sua escolha, seus sonhos e saber que você é uma genuína pernambucana que vai ensinar há muitos cariocas o que é ser gente, lutadora, corajosa e ir em frente com alegria e perseverança em busca de suas escolhas, saiba que para mim e minha família tê-las aqui é muito mais do que prazer é voltar a uma origem que muito me envaidece de ter vivido em sua terra natal o que é tudo de bom e lugar de ser feliz,onde muito aprendi, espero que com este jeitinho de meninas forte, valente como os que vem deste Estado Maravilhos de verdade, e que é minha sobrinha e filha de coração tenha muito sucesso nesta sua jornada porque você só acrescenta a todos nós com sua pureza, personalidade, amizade e consideração. Peço à Deus que lhe proteja, guarde a todo o momento, porque sei que é difícil e longiquo, espero que você vença esta jornada e que nós continuemos compartilhando dessa sua aventura brilhante.
Conte conosco, estamos juntos para o que der e vier!
Beijos, te amamos, Família Lopes

Tia Carminha (irmã do seu Painho) disse...

Sobrinha linda, a emoção bateu forte ao ver sua luta, dedicação e coragem retratada nesta matéria tão bonita (parabéns Joyce pelo seu trabalho), que demonstra exatamente como te vejo, uma carinha meiga e carinhosa, que esconde uma mulher forte, guerreira e determinada(bem ao estilo de pessoas guerreiras que você tem em sua casa).
Sei que você vai conquistar muitas pessoas, pelos seus atributos morais e pessoais, pelo ser humano que demonstras ser, pelo carinho e respeito que aprendeste.
Sei que você vai vencer os seus obstáculos, porque és forte e amada, e sabes que podes contar sempre com seus parentes e amigos, mesmo os parentes não tão presentes, mas que te amam muito.
Que Deus continue sendo seu guia, sua fortaleza, sua vitória...
Beijos.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI