Um mundo a ser editado

quinta-feira, 7 de abril de 2011

por Rodrigo Caetano

Ela é editora de vídeos, adora fotografar, é amante de redes sociais e está escolhendo seu vestido de noiva para se casar este ano. Essa é Josy Antunes, que começou sua jornada de formação pessoal e profissional muito por conta da Escola Livre de Cinema. Frequenta a igreja batista desde que estava na barriga de sua mãe. Seus pais trabalham com um buffet fazendo festas de aniversário e festas de casamento, mas nunca deixaram de investir na educação de Josy, que estudou até a 8ª série em escola particular e terminou o ensino médio na escola pública fazendo o curso de normalista.

Quando Josy começou a fotografar, pediu uma câmera ao pai, que comprou uma câmera de plástico analógica na época em que todo mundo estava usando uma digital. “Foi uma frustração, eu queria colocar fotos no Orkut como todo mundo na época e meu pai me traz uma analógica. Meu celular era preto e branco, tinha câmera ainda”, lembra Josy.



O fascínio pela fotografia terminou aproximando-a de Robert Tavares, um colega do ensino médio que no começo detestava. As tolas desavenças adolescentes foram superadas nas discussões sobre moda e comportamento, e os dois terminaram juntos em uma matéria sobre emos do jornal “O Dia”. “Nós nem éramos emos depressivos. Só gostávamos mesmo do visual”, explica Josy.

Os vídeos que fez com sua primeira câmera digital começaram a ser aperfeiçoados na primeira temporada na Escola Livre de Cinema, de que ouviu falar na sua escola. "Antes da ELC, eu nem imaginava como se fazia um filme", diz ela, que na época tinha como filme preferido ‘A Lagoa Azul’.” Logo quando entrou, na Escola Josy procurou fazer todos os cursos oferecidos, mas se dedicou mais à edição e hoje brinca dizendo que é uma das poucas coisas que sabe fazer.

Depois de terminar o ensino médio, Josy Antunes resolveu aprofundar os conhecimentos recém-adquiridos sobre cinema no curso de produção audiovisual da Estácio de Sá, que ela só pôde cursar graças à bolsa integral que a nota no ENEM lhe proporcionou. Na mesma época, procurou o projeto Jovem Repórter, onde pôde dar visibilidade à paixão por escrever, oculta a um ponto tal que assinou com o pseudônimo Vacas Voadoras a crônica publicada no livro “Contos e Crônicas das Terras Baixas”, resultado de um concurso para jovens talentos da Baixada. Agora o pseudônimo de Josy é “Baratas Voadoras”, que ela usa no Twitter.

Sua primeira matéria no blog do Jovem Repórter (hoje Cultura NI) foi sobre beleza nas igrejas, pautada a partir de uma conversa com o editor, que havia estranhado o fato de uma menina evangélica andar com roupas decotadas. Depois de alguns meses no projeto, Josy foi fazer uma matéria sobre um festival que estava acontecendo em sua própria cidade, Belford Roxo. "A primeira edição do Cinerock, que aconteceu no Centro Cultural Donana, deu início a uma nova fase na minha vida", diz ela, que a partir de então se envolveu com a produção de eventos culturais e, acima de tudo, iniciou uma profunda amizade com Diego Jovanholi, designer e idealizador do Cinerock. A entrevista para aquela matéria evoluiu a um ponto tal que, dois anos depois, eles estão com o casamento marcado. O mesmo Diego Jovanholi é seu sócio na “Pública Alternativa”, produtora de conteúdo audiovisual que fez o Cinerock.

Outra grande conquista de Josy Antunes no ano em curso foi ter passado no concorrido concurso para a Escola Livre de Cinema, onde está aproveitando sua formação como professora e o amor pelo cinema. Mas mesmo depois de se formar com um CR 8,4 na Estácio de Sá, atravessa a Avenida Brasil todas as noites da semana para estudar edição na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, com a bolsa conseguida por fazer parte de diversos projetos socioculturais, como o Centro Cultural Donana. Pensa em ficar rica com um único desejo de ajudar as pessoas e vê o mundo como um grande material bruto a ser editado.

1 Comentários:

Hosana Souza disse...

A Josy é uma linda com sorrisos timidos e pseudonimos sempre nos ares. Parabéns pro Rodrigo e acho que falta uma foto! Beijos

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI