Como se escreve a palavra amor

quarta-feira, 25 de maio de 2011

por Amanda Granja

Doralice Pinheiro Coimbra, mais conhecida como dona Dora, está entre os idosos que frequentam o Brasil Alfabetizado. Ela tem 78 anos e há 3 anos descobriu que este programa do Governo Federal é uma experiência pedagógica e, claro, divertida.

Ela só tem elogios para seus professores. "Els são ótimas pessoas, pacientes e estão sempre prontos para ensinar", diz ela, que também aprende na convivência com eles.


Dona Dora lembra como era a vida sem a escrita e a leitura. "É muito difícil não saber ler, fazer contas", diz ela, que parou de estudar aos 15 anos, na 4ª série. Aprendi tão pouco que nem lembro."

Uma das dificuldades enfrentadas por Dona Dora era pegar um ônibus. "Sempre tive que contar com ajuda dos meus familiares ou até mesmo de estranhos", lembra ela, que já pegou muito ônibus errado por isso. Ir ao supermercado também era uma tortura. "Nunca pude fazer compras sozinha por não identificar os preços e nomes das coisas."

Dona Dora decidiu estudar com 78 anos porque acha que ainda há tempo para tudo, mas também para incentivar a filha e a neta a dominarem as letras. "Quero mostrar para elas que nada é impossível, independente de idade", diz ela, que adora ouvir os conselhos dos professores e nunca falta às aulas, pelas quais se sente cativada.

Para Dona Dora não tem matéria chata ou boa. "Mas eu tenho mais dificuldade com português", admite ela, que sempre se confunde com os "esses" e os "cês". Apesar da vista embaçada, a matéria de que mais gosta é "estudar". "Gosto de todas, quero aprender tudo."

Dona Dora exalta os livros e sonha com o dia em que lerá um exemplar do início ao fim. "Os livros são importantíssimos. Para crianças, jovens, adultos ou idosos.
Tem livros de vários tipos e gosto. Lendo livros nós vamos aperfeiçoando a nossa leitura e descobrindo histórias ao mesmo tempo."

Ela não lembra a primeira palavra que leu, mas não pisca para dizer qual é a sua preferida. "Adoro a palavra "Amor". Amor pela vida, amor pela familia, amor por aprender."

2 Comentários:

Marcelo de Paula disse...

Parabéns pela matéria, muito bem finalizada e emocionante principalmente a Dona Dora que é um exemplo aos mais jovens, pela simples forma de amar a vida e tendo expectativas nessa idade.

Renato Silva disse...

Pois é verdade, esta palavra com sentimento é a mais importante do mundo, e as vezes por falta deste sentimento, pessoas como a Dona Dora, ficam de lado, apesar de seu esforço no aprendizado. Bela materia Amanda, continue com este mesmo foco, e a tendência é não faltar entrevistas e matérias para publica-la.
Parabens
Renato

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI