Direito à beleza

domingo, 22 de maio de 2011

por Lucas Xavier

Neyde Maciel com os produtos usados na "Oficina da Beleza"
Em meio às dezenas de atividades propostas pela Ação Social do Brasil Alfabetizado que agitou as dependências da Escola Municipal Monteiro Lobato neste último sábado uma delas chamava a atenção pela peculiaridade.

Além da agitação dos grupos de capoeira e à música dos jovens do Afro-Reggae,  houve também um espaço reservado para a estética, onde mulheres atentas à beleza se reuniam numa pequena barraquinha para cuidar da pele.

Um universo completamente próprio, numa pequena barraca com algumas senhoras dispostas a ajudarem outras mulheres a se cuidarem. Um oásis estético. Durante o tempo em que esteve aberta, a barraca foi visitada por mais de 50 mulheres, que puderam desfrutar dos serviços oferecidos. E, inclusive, algumas das senhoras que visitaram a barraca foram à Ação Social unicamente para isso.

Rosileide, moradora do Centro de Nova Iguaçu, foi uma dessas pessoas. “Demorei um pouquinho para chegar aqui, mas valeu a pena!”, diz visivelmente alegre por ter sido atendida. Ao ser perguntada se está sempre cuidando de si mesma, ela é taxativa: “Claro! Tem que estar linda sempre.”

Vânia, também do Centro, garante que o serviço é bom, e que apoia a ideia. “Achei ótimo. Vim para ver o evento e ainda ganhei uma limpeza de pele!” Ela diz que não costuma visitar um cabeleireiro ou manicure específico, mas que está sempre atrás de novas formas de aumentar autoestima. “De vez em quando é bom dar uma mudada no cabelo, nas unhas... Faz bem ter essa sensação de confiança consigo mesma.”

Uma das responsáveis pelo projeto, Neyde Maciel diz que a seleção dos produtos utilizados na pele das senhoras é minuciosa: “Os produtos são esses. Nós pegamos aqueles que sentimos que vai ser melhor para a pele delas.” Ela diz, também, que a barraca é visitada por mulheres da terceira idade e de baixa renda. “Nós atendemos muitas idosas aqui. E geralmente são pessoas humildes; pobres... Por isso oferecemos, totalmente de graça, nossos serviços, porque é exatamente esse nosso público. Nós buscamos dar a elas o direito de querer estar bonita...”

A Oficina da Beleza, como foi batizada a barraca por Neyde, trouxe para as senhoras presentes na Escola Municipal Monteiro Lobato um universo feminino completamente desvinculado das outras atividades; uma originalidade. E essa originalidade trouxe movimento à Oficina, e com isso, o sucesso da atividade.

Segundo Neyde, a importância do projeto é inquestionável. Ela garante que “é muito necessário, em tempos como os nossos, estar se sentindo bem consigo mesmo. E é exatamente isso que tentamos trazer com essa Oficina.” Ela diz, ainda, ter gosto de participar em ações como a do último sábado. “É bom trazer para essas mulheres, que geralmente são de baixa renda, um serviço pelo qual elas teriam que pagar.”

E andando nessa linha do inesperado, a Oficina da Beleza alcançou um enorme sucesso entre as mulheres que participavam da Ação Social (?), mostrando que beleza é cultura e que é sempre importante estar confiante.

Mas, acima de tudo, mostrou que a beleza feminina, antes apenas representada pela nobreza elitista, é democrática e pode chegar para aquelas que a desejarem. Sem preconceitos. E sem rugas também, preferencialmente.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI