Encontro marcado

sexta-feira, 13 de maio de 2011

por Amanda Granja

O anel é uma forma de elo entre o casal, uma junção dos dois em um só. Uma joia de valor, ao menos sentimental. Compromisso é um acordo, obrigação, promessa mais ou menos solene; é dívida que se deve solver em determindado dia; encontro marcado.

Antes disso, os compromissos eram dividos da seguintes forma: os jovens se casavam cedo, eram quase obrigados a se apaixonar pela primeira pessoa que conheciam. Fora os que os pais já haviam prometido a mão a quem nem conheciam.

Era namoro sem beijo, só troca de olhar, muito respeito! Em seguida, com pouco tempo pra se conhecer o pedido de noivado e enfim a mão da noiva para o casamento. Hoje é tudo mais "moderninho."

Agora existe beijo sem namoro, beijo um, beija outro. Sem idade certa pra começar e muito menos pra acabar. O noivado existe, mas as pessoas ficam anos noivas até se decidirem a casar. Quando estão perto do grande dia, desistem.

O casamento então nem se fala, existe também. Está quase em extinção. Quando não rola também a separação. Mais alguns casais, podem passar por cima disso tudo.

Há pouco tempo inventaram o anel de compromisso, uma forma de "noivado" às pressas. Não muito bem um noivado, nem casamento, mas um entrelace maior ainda que o namoro.

Amor, paixão, companheirismo, fidelidade, responsabilidade, sinceridade e harmonia. Parece fácil, mas é difícil encontrar tudo isso em uma só pessoa, e ter certeza de que ela é pra vida toda.

Samara tem apenas 17 anos, e nos conta como foi ganhar um anel de compromisso de seu namorado Andrews. "Foi uma surpresa que ele me fez no dia do meu aniversário", conta ela, para quem o anel foi uma demonstração de que ele a ama, e de que a quer por perto por muito, muito tempo.
A mãe de Samara ficou assustada: "Minha filha é muito nova pra algo tão sério."

Mas Samara e Andrews dizem que o amadurecimento vem com o tempo. Pensam sim em se casar, mas nem tão cedo. "Queremos estudar, trabalhar, construir uma vida e depois sim, pensar em casar. Depois dos 18 anos, é claro", conta ele, que frequenta a mesma igreja da namorada e é um fiel seguidor da doutrina evangélica.

Pra falar a verdade são bem diferentes dos jovens de hoje. Quase únicos, não tem vergonha de serem assim. Depois de um tempo Silvia, a mãe de Samara, aceitou o tal "compromisso mais sério", selado por um anel. Samara diz que ama Andrews o bastante e por isso aceitou o anel. "Ano que vem completo 18 anos, quem sabe não nos casamos?" Andrews apenas sorri.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI