A energia das micaretas

domingo, 22 de maio de 2011

por Marcelle Abreu

Quem passou pela Escola Municipal Monteiro Lobato na manhã do último sábado pôde perceber uma grande movimentação. Quem teve a curiosidade de saber o que estava acontecendo aproveitou para tirar a identidade vencida há anos, ou até tirar a primeira via. Houve também quem conseguiu a carteira de trabalho que por falta de tempo era sempre deixada para depois. As crianças também se deram bem, pois o que não faltou foi entretenimento para eles. Teve pula-pula, Mickey distribuindo algodão-doce e maçã do amor, apresentações de capoeira e muito mais. Ou seja, programa para toda família. Depois de resolver a documentação, que tal verificar a pressão e a glicose? Sempre bom estar com saúde em dia e quando o assunto é beleza, não há mulher que resista e o Instituto Embelleze estava lá marcando presença e garantindo um dia especial a todas as presentes.



Um sábado especial para milhares de pessoas que hoje podem se dizer cidadãos, tendo em mãos documentos tidos como impossíveis antes desse sábado. Com certeza, esse será um dia marcante para todos. Não só os que participaram, mas os que trabalharam duro para que o evento acontecesse. Duzentas pessoas deram o sangue para que tudo desse certo, mas ninguém se esforçou tanto quanto Jaqueline Ramos, coordenadora do Projeto Brasil Alfabetizado, um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura, dentro da Secretária de Educação de Nova Iguaçu.

A confraternização depois da percepção de que muitos alunos não haviam entregado o documento indispensável no ato da inscrição não por displicência, mas por não tê-lo. O projeto, implantado em Nova Iguaçu em 2005, já alfabetizou 20 mil pessoas, entre elas jovens com mais de 15 anos e até idosos que não puderam estudar no período considerado adequado. “A gente teve o privilégio de diplomar uma senhora de 84 anos. É emocionante tornar real o sonho dessas pessoas, pois você vê a força de vontade delas, pois a dificuldade é muito maior. Também teve uma menina que se alfabetizou, depois se tornou professora dentro do projeto e trouxe a mãe”, conta a Secretária de Educação Dilcéia Quintela, uma das primeiras a chegar. “Hoje vou ficar aqui até que se fechem os portões e apaguem as luzes”.

Corre, atende telefone, dá informação, distribui tickets do almoço, verifica os serviços, corre, pega água, dá informação, corre, atende telefone, tira foto com Mickey para ter uma recordação de um dia tão especial, corre, corre, corre, brinca com a sobrinha de colo ainda, corre de novo. E assim foi ao longo de toda confraternização e ainda de salto alto. Quem via Jaqueline Ramos pelo evento não imaginava quão cansada estava, pois apesar de toda a correria, estresse e dor de cabeça o sorriso não saía de seu rosto. Que simpatia e vontade de fazer dar certo essa moça loura, alta e com a camisa do projeto com toque especial tinha. Jaqueline, que é frequentadora de micaretas, não poderia deixar de ter sua camisa customizada.

Jaqueline, Jackie, era assim chamada a cada passo que dava. Todos iam até ela pra saber o que fazer, como fazer e onde fazer e ela sempre disposta a ajudar. “Jackie, estamos com problemas no segundo andar”, “Jackie, acabaram as senhas”, “Jackie, o ônibus não vai vir”, “Jackie, estou sem ticket para almoço”, “Jackie, Jackie, Jackieeee”. Acho que ela nunca deve ter escutado tanto seu nome como nesse dia e em nenhum momento fingiu não escutar. Atendeu a todos os chamados e resolveu cada problema que aparecia ao longo do caminho. “Teve gente que veio e infelizmente não conseguiu sair daqui com o documento, mas a demanda foi muito grande e não conseguimos atender a todos, mas ninguém saiu daqui sem nada. Esses saíram com a isenção em mãos e com data marcada para retirada do documento”, conta ela, que esteve com seu caderninho rosa da Minnie em mãos durante todo o tempo. “Eu gosto de verificar com meus próprios olhos se está dando tudo certo e não mando as pessoas fazerem, eu mesmo pego e faço, ligo, vou verificar e anoto tudo nesse caderno para não esquecer nada. Estou exausta. Nem tomei café e nem almocei, mas estou feliz e satisfeita com o dia de hoje. Deu tudo certo e correu como o esperado”.

1 Comentários:

Lucas Xavier Cavalcante disse...

"Corre, atende telefone, dá informação, distribui tickets do almoço".

A moça realmente se esforçou para fazer o evento dar certo. E olha que deu, de fato, tudo certo. Não lembro de nenhum problema. Mas é uma pena que existam pessoas desligadas (>>>>eu<<<<) que perderam o ticket do almoço e deram ainda mais trabalho para a Jaqueline. Tsc.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI