Falando sério sobre a Baixada

terça-feira, 3 de maio de 2011

por Juliana Portella

O conhecido projeto entre estudantes normalistas da Cidade de Nova Iguaçu, o Fala Sério!, que é realizado toda quinta-feira no Sesc, sempre em dois horários, das 9h às 12h e das 14h às 17h, teve uma edição especial em comemoração ao aniversário da Baixada, celebrado dia 30 de abril. O que era pra ser uma exibição de filme acompanhada de debate foi um voo histórico com direito a debate de agitadores culturais e historiadores locais, sobre a contemporaneidade da região e suas potencialidades.


A estudante do curso normal no Instituto de Educação Rangel Pestana, Jéssica Teixeira, 19 anos, conta que o evento reúne muitos alunos desse segmento pela necessidade de horas de estágio, que são contadas através de atividades culturais como essa, mas que não é o seu caso. "Eu até já fechei minha carga horária e mesmo assim não perco uma edição do Fala Sério! Gosto muito dos filmes exibidos aqui. São filmes que sempre nos fazem pensar e depois ainda tem debate com algum profissional da área do tema abordado, onde podemos participar”, conta a futura professora, ansiosa para assistir aos filmes dessa edição especial.

Como de costume, antes da exibição dos curtas, a dupla de atores Elisabeth Pagu e Paixão Dias fizeram um esquete, desta vez contando um pouco da história da Baixada Fluminense e de Dom Adriano Hypólito, que foi bispo por muitos anos em Nova Iguaçu e um importante militante da luta pelos direitos humanos na região.

Em um segundo momento foram exibidos três filmes com enfoque histórico. O primeiro foi a animação “De Iguassu a Iguaçu”, produzido por alunos de uma oficina de animação do próprio Sesc. Em seguida foi a vez do “Um Voo Sobre a Baixada”, produzido pelo IPAHB (Instituto de Pesquisas Históricas e Análises Sociais da Baixada Fluminense), com imagens aéreas feitas pelo historiador Renato Kamp. Por fim, foi exibido um documentário da Diocese de Nova Iguaçu que contava sua trajetória através da história das igrejas da Região.

Para encerrar a maratona de filmes com chave de ouro, o último curta exibido foi o “Prazer, meu nome é Nova Iguaçu”, dirigido por Yasmin Thayná. Diferentemente dos filmes anteriores, que se baseavam numa viagem às riquezas históricas da região, incluindo quase sempre documentos antigos, ruínas e imagens religiosas, o filme da jovem cineasta mostrou uma Nova Iguaçu que poucos entendem como riqueza histórica. Com o objetivo de mostrar a cidade através de trabalhadores exercendo suas atividades, o filme foi gravado no Calçadão, onde funciona o shopping a céu aberto. As imagens capturadas no documentário reuniram personagens ilustres da cidade que fazem de seu cotidiano a história da região.

Yasmin Thayná, que é estudante de jornalismo, dividiu a mesa de debate com grandes nomess da História da Baixada, como o professor Guilherme Peres, do IPAHB, e o historiador Antonio Lacerda, do Centro de Formação de Líderes. Yasmin agitou a plateia de jovens estudantes iguaçuanos e mostrou que cultura em Nova Iguaçu vai além do Top Shopping.

A estudante Thaisa da Costa, 18, saiu do teatro animada com o que viu. " É legal ver alguém da minha idade e da minha cidade já envolvida em tantas coisas, com tantos objetivos de intervenção no mundo através da arte, da cultura."

Na próxima semana, o filme a ser exibido é "O Caminho das Nuvens" com Wagner Moura e direção de Vicente Amorim.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI