Marcas da Tentação

quarta-feira, 4 de maio de 2011

por Dandara Guerra

A prática de marcar o corpo chega a ser algo tão antigo quanto a própria humanidade. Foram vários os povos que cultivaram esta forma de expressão. Parece até mentira, porém, há indícios de que múmias egípcias do sexo feminino escondem tatuagens, que remontam a 2160 a. C, que cultuam a fertilidade. Com o passar dos anos, esta prática se alastrou por todos os continentes, com diferentes finalidades, que vão de rituais a identificação de grupos socias.

Atualmente cada país há um comportamento diferenciado para lidar com tatuagem. No caso do Brasil, a maneira mais fácil, para simplificar, seria a moda, com utilização de cores vibrantes em uma infinidade de estilos: sexy, marcante, agressiva, forte, com ar de rebeldia…


São variados os formatos para diversos gostos. Há homens, por exemplo, que por baixo de seus ternos bem-cortados escondem um dragão tatuado nas costas. Do tipo dois em um: no trabalho, sério e profissional; fora do expediente, descolado, descontraído e até mesmo “atualizado”. Tem mulheres quietinhas, do tipo caladas, que escondem uma serpente na nuca ou na virilha, um detalhe pra lá de irresistível, capaz de enlouquecer qualquer homem.

A juventude da Baixada também aderiu a esta moda como filosofia de vida. É o caso de Tatiana Freixo, moradora de Nova Iguaçu,que aos 16 anos falsificou a assinatura da mãe para convencer um tatuador a rabiscar seu corpo. “Depois de duas semanas minha mãe descobriu, quis me matar, apanhei bastante", diz ela, que hoje tem 26 anos. Além da surra, a mãe ficou dez dias sem falar com ela, ainda que tatuagem homenageasse tanto ela quanto as irmãs com suas iniciais na nuca.

Admirar uma tatuagem é uma coisa, fazer é outra. Até porque é uma marca que permanece para sempre, que só poderá ser apagada por intermédio de um laser que pode custar até 20 vezes o preço da tatuagem e deixar uma cicatriz nada charmosa. Mesmo assim, as pessoas não pensam duas vezes na hora de oferecer seu corpo. Esse foi o caso de Tamile Furtado, 20 anos, moradora de Três Corações, que ao ver uma amiga tatuando no peito o nome do namorado se sentiu animada a fazer uma borboleta na virilha "Achei surper estilo e quis fazer uma", diz ela, que jamais se arrependeu do ato tresloucado cometido aos 15 anos.

A tattoo foi um segredo de que poucas pessoas compartilharam com Tamile até que um ano e sete meses depois ela chegou em casa com uma outra tatuagem, dessa vez nas costas. “Minha mãe reagiu com muita raiva no coração, brigou e até mesmo disse que jamais me perdoaria, mas com o tempo ela se acostumou com a ideia”, conta Tamile.

Tomada a decisão, é preciso juntar coragem para enfrentar as agulhas do tatuador e o medo de ficar doente. Para desenhar uma simples florzinha são necessárias mais de cem agulhadadas, todas elas muito dolorosas. Principalmente na nuca, coluna, virilha e partes internas do braço. E nem pense que o incômodo termina quando se levanta da cadeira. A cicatrização leva cerca de 15 dias. E exige cuidados, como evitar exposição ao durante no mínimo duas semanas, não usar roupa que cubra a tatuagem não cicatrizada, evitar comidas gordurosas, frutas ácidas e, claro, nada de praia ou piscina. Isso é apenas o início, pois é necessário saber se é propenso a ter quelóides , ou se é alérgico a algum dos materiais usados no processo. Buscar conhecer profissionais qualificados,e não levar em conta o fator “preço”. Conhecer o local de trabalho, e se possível, algumas das tattoos feitas pelo próprio.

Para fazer uma tatuagem, é importante pensar antes. Aderir a esta arte apenas por capricho pode trazer resultados indesejáveis, tais como doenças, que são transmitidas por objetos não higienizados. Outro aspecto a ser levado em conta é a profissão que se deseja seguir. Os meninos que sonham com uma carreira militar não podem se apresentar no quartel com o corpo tatuado, assim como o piercing. Entretando, não devemos observar apenas o lado podre da laranja. Se você tem total consciência, sabe que não irá interferir em sua carreira, na sua vida, e faz porque gosta, e não pelo fato de estar na moda, vá em frente. Mas não se esqueça de tomar as precauções necessárias. E boa sorte.

3 Comentários:

Dine Estela disse...

Boa pesquisa, Dandara!!!
Legal mesmo...
bjs

Anônimo disse...

muito bom mesmo...

Anônimo disse...

Dandara Parabéns!!!! A cada dia vc se supera nas suas pesquisas, continue assim. Bjsss!!! Tatiana Freixo

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI