Paixão de Comendador Soares

terça-feira, 3 de maio de 2011

por Hosana Sousa

Todo brasileiro adora um bom feriado, não podemos negar. As datas são extremamente aguardadas e, em geral, funcionam como uma folga, uma válvula de escape para o estresse do dia-a-dia. O último Feriadão de Páscoa – de 21 a 24 de abril deste ano – foi um dos mais movimentados de todos os tempos. As estradas, comumente já lotadas desde a quarta-feira, já sinalizavam isso.



Contudo, em Comendador Soares – Nova Iguaçu, a tradicional paixão pelo feriado surge a cada ano pelo mesmo motivo e com muito mais trabalho. O feriado marca nada menos, que a maior festa da Cristandade, sinalizando a paixão, morte e ressurreição de Jesus para as igrejas. E tradicionalmente nesse bairro iguaçuano, um grupo de mais de trinta jovens reproduz a saga de Cristo com música e teatro. “Nós damos uma nova cara a igreja”, brinca Eduardo Veronese, 18 anos, coordenador do Grupo Jovem da Paróquia São Francisco de Assis.

A encenação dos últimos dias de Jesus Cristo em Comendador Soares é feita há mais de dez anos. O Grupo Jovem Seguidores de Francisco, ligado à Pastoral da Juventude Católica, é o responsável pela peça já há três anos. “Os jovens organizam a peça desde a época em que eu era um deles”, brinca Renato dos Santos, ministro do batismo, “O grupo ficou parado por uns três anos e retornou há quatro. É notável a diferença da celebração com e sem a presença da encenação. Tudo fica mais rico e emocionante com o teatro e cada ano os meninos vêm caprichando mais”, encerra.

A presença da juventude na paróquia se faz durante todo o ano, porém, nenhum membro da igreja, hoje, consegue desligar a imagem dos jovens do teatro. O grupo, que inclusive já realizou apresentações em outros locais, conta com o apoio da coordenação da igreja, tanto com paciência, quanto com ajuda financeira. “Ter jovens na igreja é muito importante. Apoiá-los e ajudá-los a caminhar é mais ainda”. diz o Pároco Pe Max.

O tempo para os jovens funciona de modo impar. Um espetáculo que dura cerca de 50 minutos e tem um roteiro original a cada ano deve ser preparado com calma e carinho, certo? Bom, carinho com certeza não falta, agora calma e tempo são palavras que a juventude ainda não incorporou. “Todo ano é essa correria e em todos os eventos. Natal, Páscoa, Pentecostes. Tudo que a juventude se compromete a fazer ela faz, mesmo que o ensaio seja um dia antes e nós fiquemos aqui até às duas da manhã”, comenta o estudante universitário William Carlos, um dos membros do grupo jovem.

A apresentação deste ano foi pelas ruas do bairro e os ensaios se iniciaram com exatos trinta dias de antecedência. “O que fazemos é verdadeiramente uma maluquice. Mas nós adoramos”, brinca Aline Marques. “É muito bom recontar a história de Cristo. Eu sempre me emociono, passo a apresentação inteira arrepiada”, conta a jovem, que é a responsável pelo figurino. “A Paixão de Cristo foi o que me fez retornar à igreja e esse é um testemunho não só meu. Aqui nós aprendemos muitas coisas, desde que tudo pode ser resolvido com grampo, durex e cola quente, até o quanto a amizade e o companheirismo fazem diferença”, encerra.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI