Noite dos solteiros

sábado, 18 de junho de 2011

por Dandara Guerra





 Seria mais uma data escolhida a dedo pelo comércio para vender mais e para deixar os nervos quem não tem um parceiro com à flor da pele ou o seu valor é tão grande que simplesmente criou-se sua própria existência?

O dia dos namorados tem como propósito para muitos a consolidação do amor, na qual duas pessoas se amam, passam o dia inteiro juntos com trocas de carinhos, afetos e presentes.  Mas e quanto aos solteirões de plantão? Quais foram as pedidas para este dia? Se você estava solteiro neste dia e se sentiu sozinho, lembre que milhares de pessoas estão na mesma situação.  

Os motivos são dos mais variados, desde o famoso “estou solteiro porque quero” ao “ainda não arrumei alguém que me interessasse”,  passando pelo bem-humorado  “Sou frigideira, não adianta, não tenho tampa”.  Essas e outras frases estão na boca do povo, não importa a faixa etária, nem mesmo o sexo. Todos dizem as mesmas coisas quando o assunto é relacionamento. 

O segredo hoje em dia é não esquentar a cabeça caso não tenha um companheiro. Saia com os amigos, curta sua noite e se distraia. São essas e outras recomendações feitas pelos jovens como Victor Henrique, 18 anos, morador de Nilópolis, que goza dos prazeres da solteirice. “Gosto de viver minha vida sem compromisso, por este motivo não tenho namorada. O dinheiro que iria gastar com uma, prefiro gastar em uma balada”, diz ele. O problema é quando os momentos difíceis aparecem e aquela pessoa amada não está ao seu lado para apoiar. “Aí, fico mais triste, por não ter alguém e ainda estar com problemas, mas nada que um álcool não possa resolver”, relata.

 Em um namoro existem seus prós, como companheirismo e poder contar com alguém em todas as horas e contras, como ficar preso a alguém, ciúmes que levam ao desgaste do  relacionamento e outra série de fatores. José Marinho, morador de Mesquita, 45 anos, deu  um basta em seu namoro  que há cinco meses. “O  meu relacionamento já estava em um nível  de declínio, não dava mais para levar adiante, terminamos”, conta ele, que  admite que no dia 12 de junho não pôde sair como gostaria de ter feito, pois estava trabalhando.  “Trabalho bastante gerenciando um bar,  não tenho muito tempo para curtir”, afirma Marinho.

Na concepção de muitos, namorar não é sinônimo de felicidade. É melhor focar na profissão do que arrumar alguém “fixo”.  Um exemplo bem claro disto é o do fotógrafo Alexandro Adds, morador do bairro Ponto Chique, Nova Iguaçu, que com seus  19 anos  já faz  trabalhos em agências como 40° graus. “Para falar a verdade, estou bem, pois estou focado em meu emprego”, diz Adds. Outros motivos que ainda não o fizeram se relacionar com alguém é não encontrar uma pessoa que condiz com seu gosto. Entretanto, sua noite não foi igual às outras, pois teve que trabalhar neste dia “Por mais baladeiro que eu seja, não pude sair, pois trabalhei o dia inteiro e à noite estava cansado”, afirma o bôemio, que mesmo com compromissos, não  nega que no próximo final de semana baterá ponto nos bares da baixada. “Sou livre, curto meus momentos, sem culpa ou estresse, pois estou solteiro na pista”.

Com o termo “ficar e pegar” utilizado pela maioria das pessoas, o romantismo está cada vez mais ultrapassado. Pessoas como Almirar Corrêia, 49 anos, afirma que atualmente tanto homens como mulheres não pensam em se casar. “Querem somente este negócio de ficar, isto é, não querem mais nenhum compromisso sério. É cada um ficando, cada qual em suas casas”, diz ela, referindo-se ao fato de as pessoas só pensarem no momento e depois é como se nem se conhecessem. Porém, isto é bastante relativo, varia de pessoa para pessoa.

Nem tudo é bagunça. Assim como existem aqueles que querem algo sério, há outros que vivenciam este dilema. Esse é o caso de André Santos, morador de Nova Iguaçu, que no dia dos namorados se alugou para as meninas “Tirei fotos, beijei muito na boca e ainda disse que as amava”, diz Santos, que é melhor passar o dia dos namorados solteiro, do que o carnaval namorando.

Não ter alguém no dia dos namorados deixa muitas pessoas desconfortáveis, sentindo-se solitárias e tristonhas. Todavia, há, também quem ironize esta situação.  "Não passo o dia do índio com um índio, não passo o dia da árvore com uma árvore, então não passarei o dia dos namorados com um namorado", diz Fernanda Maia, 16 anos, moradora de Mesquista.  





23 Comentários:

Anônimo disse...

Grandes relatos! Ajuda na formação de uma opinião legal...bota em questão algo bom de se pensar! hehe

Anônimo disse...

Parabés Dan, realmente o trabalho ficou muito legal, você conseguiu com este conteudo atingir o alvo, muitas pessoas passam por isso mesmo.

Rafael Salcedo. bjs :*

Gabriella disse...

A matéria , está excelente , adorei de verdade Dan , continue assim que você vai longe . muitos bjs.

Anônimo disse...

Boa a sua matéria! Um bom argumento para aqueles que estão sofrendo pq não tem namorado (a)! Bjs bjs

Anônimo disse...

Conteúdo perfeito, adorei! :)

Pedro Souza

Dandara disse...

Obrigada, pessoal.
Só tentei criar algo divertido e real. todos passam por isto.

Anônimo disse...

Falar que dia dos namorados é na verdade o dia dos solteiros, é mentira,quem fala isso está na verdade arrumando uma desculpa, pois ñ encontrou ninguém. Que hoje em dia tem muita gente que não quer saber de compromisso é verdade, mas não seria uma desculpa para falar que não é necessário passar o dia dos namorados com um namorado pois não passamos o dia da árvore com uma árvore, isso com certeza é desculpa para quem está encalhado.Namorar é um compromisso, uma responsabilidade que muitos hoje em dia não querem ter, mas acho que ainda há pessoas que queiram um relacionamento sério, poucas, mas há.

Anônimo disse...

Bem,acho que a pessoa que deu o depoimento em cima, generaliza demais as pessoas até porque, não é todo mundo que vive da sacanagem, acho e tenho certeza, que existem pessoas séria, compromissadas com as outras, e se alguém esta ou não engalhado isto desreiteida, a propria pessoa, sabe o que é bom para sí mesma, não é?! Para mim tudo é bem relativo depende do ponto de vista de quem ver?! as mulheres hoje em dia, muitas não se dão mais o devido valor, assim como o homem também não, como há também, aqueles que são sério e interessados em um compromisso. e se caso alguém esta solteiro mais é sério e porque não conheceu ninguém bom, que fizesse o seu gosto.

Tom Ahmadinejad disse...

Parabéns pela Matéria. Ademais, quanto a essa coisa de relacionamento, fico com uma velha frase: "É IMPOSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO".

João Gabriel disse...

Gostei da matéria! Parabéns! :)

Felipe Rodrigues disse...

Muito boa a matéria!

Paula Soares disse...

Nossa, achei bem legal. Muito bem escrito. Adorei o último comentário, realmente nunca passei o dia do indio com um índio, rs. Mas é sempre bom ter alguém pra nos esquentar quando temos frio e nem me digam que existe cobetor pra isso, os melhores cobertores são os que vem com orelhas, rsrsrs. Mas adorei Dandara. Você escreve super bem.

Dandara disse...

Concordo,Paula é melhor com alguem sim,
mas temos que colocar todos os pontos, não é ?! Até mesmo daqueles que estão solteiros.

Jefferson Loyola disse...

*---* Parabéns

Raize Souza disse...

kkk ri mt com as "desculpas" dos entrevistados ..
A matéria ficou bem legal e diversificada,parabéns!. ;)

bárbara disse...

kkk...Isso já não é meu caso.Afimal todos nós sempre seremos solteiros um dia."Eu concordo que ser solteiro na pista é bom mas infelizmente não tão quanto um namoro".rs...
bjo mô!
teteu e bebi.

Felipe Gioia disse...

MUITO BOM DAN! KKKKK, ME AMARREI!

Lô Chifarelli disse...

Ficou show de bola, Danda!!! Assino em baixo rs
beijo

Carla disse...

Danda.....Ameiiiiii o texto...e os relatos...Muito bom mesmo....Vc como sempre arrasando.....Continuo assim amore...
Beijinhos

Adorei o Post!Os relatos estão maneirissimos!

Fernanda disse...

ÚNICO comentário "contra" a matéria,veio de uma pessoa que nem coragem teve de se identificar,veio de um "anônimo". O nome dessa pessoa deve ser "Ignorância". A matéria é feita de depoimentos e cada um pensa o que quer, assim como você não gostou outros também não,é a vida,mas,saiba: jamais se generaliza nada,sua mãe não lhe ensinou isso não?! Creio que não,assim como não a(o) ensinou a ter coragem de lidar com os seus problemas. Espero que seu relacionamento dure a eternidade,porque,se for solteira(o),tá de sacanagem?!...ficava quieta(o)
E acima de tudo...
Dandara,eu ADOREI a reportagem,super divertida e interessante. DIA dos namorados,mas a NOITE é dos solteiros...Beijos amiga!!

Phillipe Marinho disse...

Esse artigo só nos faz lembrar, a banalização do amor que de geração em geração está cada vez mais
desvalorizado pelas pessoas.

Gostei muito irei ajudar a divulgar seus trabalhos
Dandara Guerra desde ja agradeço seu amigo Phillipe Marinho.

disse...

Gostei da matéria! Parabéns =)
Beijos,
Cássia Bispo

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI