Cotidiano Virtual

sábado, 2 de julho de 2011

por Vinicius Vieira



Não é de hoje que as pessoas usam a internet pra se conectar até com quem está do seu lado. Uma ferramenta que resume bem isso é a rede social Twitter, um microblog que é utilizado por mais de 32 milhões de pessoas. Com espaço para 140 caracteres o "What's Happening?" é usado por milhares de pessoas a cada segundo. O Twitter é um fenômeno no Brasil, que tem o segundo maior número de usuários, ficando apenas atrás da Indonésia. Conquistando cada vez mais seu espaço na internet, o Twitter é uma ferramenta indispensável para quem deseja se promover.

Com um formato simples, a rede social que possui como símbolo um passarinho azul, possibilita a interação de pessoas do mundo todo. Inclusive de famosos, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a apresentadora Oprah Winfrey e a então rainha do Twitter, com mais de 11 milhões de seguidores, Lady Gaga.

"Eu não me lembro exatamente quando conheci o twitter, mas foi por causa daquela febre que costuma existir a cada nova rede social. Resolvi experimentar e criei uma conta. De início, eu não costumava utilizar muito, mas depois com o tempo, eu aprendi a gostar" explica Gaby Chaves, de 17 anos. Muitos ainda têm apatia pela ferramenta. Eles alegam que não veem sentido algum em escrever algo que está acontecendo em seu universo para que os outros leiam.

Gaby ou @AmyLeesada, com mil e setecentos seguidores, ficou conhecida por seu fake que envolve a cantora Amy Lee do grupo Evanescence. "Sou fã da banda e da Amy Lee, esse perfil não passou de uma brincadeira. Na época, eu precisava me distrair e criei esse perfil como uma sátira", conta, "Saber que mais de mil pessoas leem as minhas habituais baboseiras é esquisito. Isso só me faz pensar que nós adolescentes, temos muito tempo para desperdiçar”. Gaby diz que os limites de caracteres a fazem escrever sem enrolação, expressando ideias e opiniões. “Na verdade o que mais gosto é de fazer as pessoas rir, porque eu sei que elas já choraram demais".

Com os seguidores o twitter reinventou um dos hábitos mais cultivados entre as sociedades, o de fofocar. Surgiu então, dentro do microblog, os Stalkers, ou os perseguidores, que se encarregam de bisbilhotar sua vida inteira. "Eu tenho vários”, conta Gaby, “É um pouco assustador isso, eles lembram de coisas que escrevi há muito tempo atrás que eu mesma não lembro. Eles conhecem muitas coisas sobre mim e eu nem mesmo lembro dos nomes ou usernames de muitos deles. Na maioria das vezes, não faço nem ideia de quem são", explica ela.

Ela conta que já teve algumas situações engraçadas e estranhas envolvendo seu perfil na rede social, o @AmyLeesada. "Uma certa vez alguém pediu para que eu ligasse a minha webcam e mostrasse o meu tênis porque ele queria muito desenha-lo. Eu nunca entendi aquele pedido". Apesar dos episódios estranhos ela diz que se diverte com várias situações no twitter.

Fora o comum e mais usado TwitterWeb, onde você se conecta por um computador ou notebook, a ferramenta existe também em celulares, que é o TwitterMobile, por esse meio, muitas pessoas descrevem várias situações durante o uso, normalmente em ruas, e em vários outros lugares. "Eu o uso a maior parte do tempo. Estar sempre em vários lugares diferentes, serve de inspiração para mim. Sempre tenho algum assunto, alguma piada ou tweet novo", conta Gaby. Já para Sulmayah, 16 anos, o Twitter veio para substituir a rotina do Orkut. "Eu utilizo mais para saber das notícias em tempo real e para conversar com amigos".

Com um tópico dos assuntos mais falados, o "Trending Topics" ou TT’s, deixa em destaque as coisas mais tuitadas do momento, em geral polemicas. Como a que envolveu a cantora Rita Lee que deixou os fãs de Luan Santana, Justin Bieber e da banda Restart enfurecidos com a resposta a seguinte pergunta: “Tia, o que faço com minha irmã que só escuta Luan Santana, Restart e Justin Bieber? Matar não é opção”. Rita Lee, escreveu: “Tranque a menina no congelador”. O assunto foi tão comentado que a seguinte Tag logo foi para os TT's #CalaBocaRitaLee. Mas não é só de polêmicas que vive essa rede. Milhares de empresas deixam seus anúncios promovidos nos TT's. Hoje, no topo, tem a Paramount Pictures promovendo a Premiere do filme "Transformers 3", que será exibida ao vivo.

@natalia_leone de 16 anos, conta que ficou perdida assim que criou sua conta. "Digamos que o Twitter é um pouco confuso a primeira vista". E não é só ela que acha isso. Muitos desistem de suas contas por dificuldades em aprender a usar e tirar bom proveito da ferramenta. Mesmo com design simples, há várias configurações que tem que ser feitas assim que a conta é criada. Mas para os que permanecem fieis ao pássaro azul os 140 caracteres viram um vicio. “Tuito grande parte do que acontece a minha volta, desde as maiores besteiras até coisas que eu considero importantes", diz @natalia_leone, que completa “Ele é uma ferramenta muito importante. Fiz vários contatos novos. Uso o twitter para me comunicar com meus amigos perto, em outros estados e até países. E também, é claro, para tentar me comunicar com os meus ídolos".

O Twitter é interligado com várias outras ferramentas, como o Twitpic, que permite o compartilhamento de fotos instantaneamente e o TwitCam, que permite a comunicação ao vivo por chat, em tempo real. Essas são apenas duas principais ferramentas associadas ao Twitter, quando postado uma foto, ou estiver ao vivo em uma Twitcam, as mensagens ou fotos viram um Tweet em seu perfil, possibilitando que seus seguidores vejam o que está acontecendo.

2 Comentários:

Jefferson Loyola disse...

Faltou no final, um post seu assim: "Bjus, me segue no Twitter: @....."... terminaria de forma perfeita. rs'

Vinicius Vieira disse...

KKKKKKKK, é verdade. BEIJOS E ME SIGAM NO TWITTER: @ViniciusVieiraQ

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI