Loucuras Teatrais

sábado, 2 de julho de 2011

por Vinicius Vieira



Em dezembro de 2010, mais precisamente no dia 14, foram abertas as inscrições para a primeira Oficina de Teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro. E hoje, sábado 02 de julho, a primeira turma de teatro está se formando, e como trabalho de conclusão eles apresentaram a peça "Todo amor tem suas loucuras”. Mas de dezembro para cá se passaram muito mais que sete meses e são essas loucuras teatrais que tentarei resumir.

"Essa Oficina foi uma proposta ainda na gestão da Silvia Regina como diretora do Espaço Cultural, porque havia muita procura por um curso de teatro", explica Tiago Costa. Que, além de produtor cultural, ator e figurinista, também assumiu a direção da Oficina de Teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro. A oficina, cujo os exercícios são focados no teatro narrativo, se mostrou um sucesso desde o inicio, com 80 inscritos. "Houve então a audição e foram selecionadas 24 pessoas", explica Tiago. Hoje o grupo é constituído de apenas 12 alunos dos 24 que ingressaram e se encontram no Espaço todas as terças e quartas, sempre às 18 horas.

"Eles não evoluíram nada”, diz Tiago em um tom de brincadeira séria, “Na verdade esse processo de evolução durante os seis meses da oficina não os deixa prontos. Ator nenhum está pronto, o que estiver está morto", explica. Tiago Costa acredita que o teatro é uma grande brincadeira e essa é a didática que aplica em suas oficinas. Sempre sorridente, mas se deixar de cobrar dos futuros atores, o relacionamento com o grupo permite ate mesmo saudáveis zoações "O Lucas pega a Érica. Isso é muito claro entre todos, eles ainda são muito inseguros", diz Tiago enquanto todos riem. O espirito de amizade presente no ensaio entre os treze conduziu-os a peça que será apresentada "Foram os erros deles que nos levaram ao espetáculo", encerra Tiago.

Érica Souza, 15 anos, aluna da oficina, confessa que só conheceu o Espaço Cultural ao entrar para o grupo teatral. "Eu conheci o Espaço através de dois amigos meus na época das inscrições. Fizemos a audição juntos e passamos juntos", conta, "A oficina me proporcionou momentos inesquecíveis e pessoas que podem até não ficar na minha vida para sempre, mas me marcaram grandemente”. Érica, que mergulhou no mundo do Espaço Cultural através das oficinas ministradas por Tiago, demonstra carinho ao fazer referência a ele. “O Tiago, ele é maluco, piradinho mesmo” diz entre risos, “Mas é muito competente. Fico feliz por ter sido aprovada e estar aqui fazendo parte desse trabalho, encerra”.

Já Luccas Bernardes, 15, conhecia tanto o trabalho de Tiago quanto a modalidade teatral oferecida. "Eu sempre amei fazer teatro e quando surgiu à oportunidade de participar de uma oficina de teatro narrativo com o Tiago Costa - ator muito conhecido na Baixada Fluminense - eu corri para fazer inscrição para o teste”. Na bancada do teste havia além de Tiago outro símbolo da arte na baixada, Silvia Regina; sua presença fez com que os nervos se aflorassem ainda mais, relembra Luccas. "Eu só li o texto dado na inscrição um dia antes do teste, na hora deu branco e eu acabei tendo que improvisar", conta ele que encarnará o Amor no espetáculo da Oficina.

6 Comentários:

Doublé disse...

A matéria está fantástica Vini. Parabéns!

Leonardo Rezende disse...

Ficou ótima! :)

Tá ótima Vini *-*

Anônimo disse...

Quando teremos novas inscrições ?

DaNn

Vinicius Vieira disse...

Então, anônimo, no sábado e no domingo esse grupo da matéria se apresentaram. A partir da próxima terça terá o segundo módulo. Espere mais um pouco e logo abrirá novas inscrições.

Vinicius Vieira disse...

Obrigado pelos elogios, isso me ajuda a crescer!:)

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI