Cheiro de lembranças

domingo, 28 de agosto de 2011

por Leandro Oliveira


Inclusão, respeito e novas experiências em nova Iguaçu marcaram o dia 22 de agosto no Espaço Cultural Silvio Monteiro. A jornada iniciou com sucesso a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e de forma inovadora realizou uma espécie de experiência com os sentidos com a prazerosa colaboração de todo presentes. “Gostei muito. É bom poder fazer coisas novas”, conta Gabriel Santos Ribeiro, que possui síndrome de down

Numa sala do primeiro andar da Casa de Cultura, criou-se uma roda, que visava justamente mostrar aos participantes o quanto estamos acostumados a trabalhar apenas com a visão e audição, atrofiando o olfato que é capaz de nos mostrar incríveis novos horizontes.

No centro desse círculo, haviam potinhos, onde cada um deles havia fragrâncias que formava uma gincana em que eram propostas perguntas pertinentes a todos que o inalavam com intuído de provocar o discriminado sentido. Da mesma forma que uma música ou uma imagem nos remetem a uma experiência que guardamos em nossas memórias e corações, os participantes descobriram que o olfato pode despertar curiosos devaneios.

Todos aprenderam ou reaprenderam a utilizar seus sentidos em sua plenitude. Divertidas descobertas se sucederam. O cheiro de canela despertou lembranças nostálgicas de suas avós enquanto os mesmos ficavam em suas saias atrás de guloseimas na cozinha.

Risadas e surpresas marcaram o encontro até o fim. Desde cheiros que lembravam o Rio de Janeiro e viagens, à coisas inusitadas como um sabão em pó que trazia consigo a lembranças das brincadeiras no fundo do quintal. “É um prazeroso exercício da memória.” diz a estudante Jessica Correa.

“Foi um prazer muito grande e construtivo essa experiência. Já trabalho em atividades assim com crianças, com pessoas especiais acabou sendo muito enriquecedor. Nunca imaginei que seriam tão participativas.” conta a monitora da roda dos sentidos Alessandra Caetano.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI