Cultura marginal

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Por Vitória Tavares




Cinco dias alucinantes de cultura marginal: e assim é possível resumir o Espaço do Rock. Em meio à energia iluminada do público - que não foi pouco-, as bandas da Baixada Fluminense e de outros cantos do Brasil provaram que o rock brasileiro está bem longe de acabar. Guitarras frenéticas e tropicalismo chocaram com a inovação e a boa qualidade de som, música  bem feita e marginalizada.

A representação nostalgica e deslumbrante  do blues tupiniquim da banda “Gente Estranha no Jardim” atestaram que a brasilidade está presente no no sangue juvenil. A banda Cretina com o seu noise (ruído) aliado ao rock n' roll dos Rolling Stones fez a turma dançar o “ié ié ié” sem parar e, no último dia, os “Beach Combers” trouxeram diretamente da Lapa o som refinado de um surf music eletrizante e fizeram todos os casais da noite dançarem abraçados o som do Tremendão, de Erasmo Carlos.

  Pra quem compareceu a esse marco na história da cena musical independente na baixada, que rolou do último dia 27 julho ao último dia 1 de agosto no Espaço Cultural  Sylvio Monteiro, teve a percepção que esses cinco dias de cultura e rock foram incríveis. "Eu me senti no Cabaré. A energia da galera é comparável as festas que rolavam" - conta Cristine Duarte. 

As festas Cabaré foram provavelmente o ápice da cultura delirante que está acontecendo por agora na Baixada e no Grande Rio. Muitas das bandas que hoje arrebentam no cenário under já tocaram nas festas e inclusive foram lançadas nessas festas.
O sentimento que fica transcende a questão musical e embarca na exploração cultural do individuo. Durante o festival teve uma galera que agitou e capturou os registros dessa woodstock iguaçuana. Os aspirantes a fotógrafos com futuro prometido e seus cliques incessantes resultaram em poses experimentais extraordinariamente malandreadas.

E é claro, há os que fizeram isso há dez anos atrás e trouxeram suas fotos para exposição do Festival, que contou com fotos nostalgicas do Bar da Sônia e filipetas de shows de rock do pedaço.

"Eu trouxe uma foto inacreditável da banda “Sofia Pop”  há uns anos atrás, não fui quem tirou, mas é uma recordação quase surreal" - revela Jimmy Lage, estudante de Belas Artes.

Com ar de  quarta-feira de cinzas,  domingo dia 1º  encerrou-se a edição desse grande evento. Mas sobra a certeza de que essa geração que se auto proclama todos os dias e faz se aparecer independentemente de apoio ou não está sendo o que toda geração merece ser: jovem e iluminada.

1 Comentários:

Tita disse...

Esse evento vai ficar marcado na história. Woodstock no quintal da minha casa!
Ótimo texto Vitória! Orgulho Mode On!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI