De parar a Baixada

sábado, 27 de agosto de 2011

por Jefferson Loyola




As paradas gay acontecem no mundo todo como forma de denunciar o preconceito que ocorre cotidianamente com a comunidade homossexual, haja vista que vivemos em país que cada dia duas pessoas são assassinadas devido sua orientação sexual. Com isso, antes mesmo de pensar em organizar paradas LGBT, a AGANIM - Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita - vinha atuando nos municípios de Nova Iguaçu e Mesquita para promover a melhoria na qualidade de vida de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), além de promover os direitos humanos deste público.

Porém, a fase atual do movimento LGBT no Brasil é a consquista da visibidade pública através das paradas que acontecem em diversas cidades de todos os estados. Dentro dessa dinâmica, AGANIM chega a sua terceira edição da parada GLBT em Mesquita, que ocorre neste próximo domingo, dia 28 de agosto. "Não é só de plumas e purpurina embaladas por música 'bate-estaca' e vinho barato se faz uma parada gay. Bom saber que a escolha do último domingo de junho para celebrar a diversidade, a tolerância e o orgulho gay não é obra do acaso", disse Neno Ferreira, Presidente da AGANIM, relembrando a Revolta de Stonewall (Como surgiu o movimento contra a homofobia a partir das manifestações).


Neste ano, a organização do evento além de ter como objetivo principal a continuação da luta contra a homofobia, mais presente do que nunca em nosssa sociedade atual, ele não deverá ser o único tema. "Optamos em contemplar outros protagonistas que ajudam a AGANIM ser uma ONG de referência na Baixada Fluminense, por sua atuação consistente e constante", disse Marisa Justino, vice-presidente da ONG. A instituição não aparece somente para realizar paradas, e deve-se muito disso aos parceiros do dia-a-dia que serão homenageados nesta 3ª Parada LGBT de Mesquita.

"Aqui em Mesquita a preocupação é sempre com o cunho social. No primeiro ano fizemos uma homenagem a todas as lideranças de ongs GLBTs da baixada, no segundo ano fizemos uma parceria com a FIA - Fundação da Infancia e ao Adolescente - distribuindo e divulgando as crianças desaparecidas e agora no terceiro faremos uma homenagem as mulheres e aos simpatizantes, pois sem eles nada poderia acontecer. E também, faremos uma linda homenagem à Lacraia, uma das madrinhas desda primeira edição da parada", afirma Neno Ferreira.


Programação da III Parada, que acontecerá no dia 28 de agosto de 2011 (Domingo):

Clique para ampliar a visualização
A AGANIM e a Prefeitura Municipal de Mesquita, em conjunto com parceiros da sociedade civil e do poder público, estarão oferecendo neste dia uma grande ação social no horário de 9h às 14hs, na Praça Elizabeth Paixão - Centro/Mesquita. 

A ação social englobará a área da saúde, com medição de pressão arterial, colesterol, diabetes, testes de hepatite B, hanseníase, homeopatia, massoterapia, acunpuntura auricular, distribuição de preservativos masculino e feminino, lubrificantes, e alguns informativos sobre doenças e saúde da mulher. Além disso, a estética também terá espaço com corte de cabelo masculino e feminino e escovas. 

Às 14h30 acontecerá o show de concentração na Avenida São Paulo, atrás da Escola Estadual Castelo Branco. Mc Serginho estará colocando as pessoas para dançarem e cantarem junto com os convidados, dentre eles: Mulher Melão, Mc Créu, Gazela e Jayla. Para que curte a FM O DIA, terá distribuição de camisetas e brindes ao longo da parada que tem previsão de saída às 17h. Com intuito de homenagear o dia da visibilidade lésbica - 29 de agosto - disponibilizaram um trio só para as mulheres, que será "puxado" pela Dj Paula Becker, que toca nas boates Le Boy e Le Girl. Ela promote levar a galera ao delírio, tocando os rítmos que mais agitam a noite carioca. "Essa ação já está causando no meio lésbico, pois geralmente os organizadores das paradas LGBT não dão visibilidade para as mulheres", afirma Marisa. Ainda dentro das homenagens, a AGANIM vai trazer no seu trio principal uma grande homenagem - em memória - a sua eterna madrinha, a DJ e dançarina Lacraia. Prisicilla Nocetti, Rômulo Costa, Lanna Volkman, Wanda Camburão, Meime dos Brilhos, Renatinho da Bahia (ex- é o Tchan), e Gôgo Boys, irão conduzir o encerramento deste grande evento.


Sobre a AGANIM

Fundada como Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu/AGANI, só passou à chamar-se AGANIM após o advento da emancipação do município de Mesquita. A instituição é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com atuação extensiva a vários municípios da Baixada. O grupo procura manter um equilíbrio entre suas atividades na área de prevenção as DST´s/AIDS e garantir a construção de uma cultura em defesa dos direitos humanos. Essa ONG de grande importância na Baixada Fluminense surgiu em 1988. 

Presta serviços nas áreas de cidadania, saúde, educação, cultura e de atenção social, para promover a auto-estima do público LGBT. A AGANIM também participa de diversas atividades, como exposições, feiras, seminários, e o maior e mais expressivo evento da comunidade LGBT dos nossos municípios: a Parada pela Cidadania LGBT, que até o ano de 2009, era realizada em parceria com a AGANI.
Juntamente a seus parceiros, sancionou no município de Mesquita as:

Lei Municipal NºLei 538, de 10 de julho de 2009 - Lei Municipal de Combate à homofobia em Mesquita (Primeiro municipio da baixada a conseguir que a lei fosse sancionada)

Lei Municipal Nº 3.786/2002 - Estende o direito de pensão a companheiros/as de servidores/as públicos/as homossexuais do município do Rio de Janeiro

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI