Eu te amo!, e você nem sabe...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

por Joyce Pessanha






Quando Aurora tinha 15 anos ela sonhou com um príncipe alto, educado e muito bonito. Logo ao acordar ela compôs junto aos animais do campo uma música sobre o seu sonho. E qual foi sua surpresa quando, como num passe de mágica, o Príncipe Felipe ouve sua doce voz e divide a música em um dueto apaixonante. A história da adolescente Bela Adormecida parece se tornar rotina para todos da mesma faixa etária. Toda menina - e os meninos também! - sonha com seu príncipe encantado e quando ela o reconhece - no seu professor, no amigo do pai, no gatinho que mora em sua rua, no cara mais popular do colégio - encontra a encarnação de seus suspiros mais profundos de amor.

O problema é que geralmente o alvo de seu afeto é um cara mais velho ou extremamente inalcançável para a realidade da adolescente. E pra geração dos exagerados, que nunca mais vão respirar se o seu amor não a notar, o que sobra? Advinhou quem pensou em músicas. E quando a indústria fonográfica notou esse fato inundou o mercado com bandas melodiosas e letras depressivas e expressivas. E se você andar em algum transporte no horário em que essa garotada está indo/voltando da escola vai experimentar o doce momento de dor de cotovelo dos apaixonados que julgam nunca conseguir realizar seus desejos mais profundos de amor.

Abre parêntese – a sabedoria “googlestóteles” define isso tudo como amor platônico. Vejamos o que uma das páginas diz:
Amor platônico é uma expressão bastante usada para indicar um amor ideal, alheio a interesses. É um tipo de amor que procede a distância, as pessoas não se aproximam, não se tocam e não há envolvimento. A prática do amor platônico acontece por uma das partes, em que começa a ver o outro como um ser perfeito, detentor de todas as coisas boas e qualidades. Quem vive o amor platônico passa a se distanciar da realidade, assim começa a misturar o mundo real com o sonho, a fantasia.[i]

- Fecha parêntese

Luan de Lima, 16 anos, prova que os meninos também sofrem desse doce mal e conta que se apaixonou por uma menina de sua escola. “eu a via na escola, a admirava, achava linda, e enfim me apaixonei. E na época eu estava no começo do ensino médio. Pensava muito nela. Consegui até me tornar amigo dela até o dia que a vi com um rapaz que era o seu namorado, fiquei arrasado.” E nesses momentos Luan cantava em casa aos berros a música “Amigo Apaixonado” da dupla Victor e Léo. Já Bianca Azevedo, 14 anos, encontrou seu príncipe da banda Jonas, no integrante Joe Jonas, a quem dedica paredes do quarto e espaço na memória do celular para as musicas. “eu durmo com ele todos os dias, no meu quarto tem muitas fotos dele, é uma “Joelândia”.
Não é difícil encontrar mais histórias nas ruas. É só procurar por um adolescente com um celular e balbuciando alguma letra que lá está mais uma vítima do amor platônico. Segue um Top 5 das músicas que os suspirantes cantam para seus amores platônicos nos tranportes e que você também pode conferir:
1-    Luan Santana – Amar não é pecado veja o clipe
2-    Nx Zero – Cedo ou tarde veja o clipe
3-    Pitty – Na sua estante veja o clipe
4-    Exaltasamba – Tá vendo aquela lua veja o clipe
5-    Restart – Levo comigo veja o clipe
E você? Por quem anda batendo seu coração? E no ritmo de qual música sua paixão é embalada?


Verdade seja dita: todo mundo já teve um amor platônico e já berrou junto com cantores, e bandas, músicas que cantavam sua dor. E se você ainda não teve, tomara que você tenha a alegria de sentir a doce dor de um amor impossível.



0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI