Funções do Rock

terça-feira, 2 de agosto de 2011

por Rodrigo Caetano


Do dia 27 ao dia 31 de julho o Espaço Cultural Sylvio Monteiro recebeu o Festival Espaço do Rock. O evento que reune o rock da região metropolitana do Rio de Janeiro, em especial a Baixada Fluminense, chegou a sua terceira edição. E não poderia deixar de contar com vários shows passando do Metal ao Hardcore, Ska, Dub, Rap, Punk, Emo, e todos os estilos e tribos que se propusessem a curtir um bom show.
Tive a oportunidade estar durante todo o festival e percebi que cada dia era recebido por um público diferente. Claro que tinham pessoas que como eu foram a todos os dias, mas nunca vi o Sylvio Monteiro tão cheio de pessoas tão diferentes como nessa última semana. A juventude compareceu em peso para prestigiar as bandas, ver amigos, paquerar, tomar cerveja, comprar discos, se livrar do stress e tudo mais.
Devo ressaltar também a relevância da cultura alternativa ou underground na vida da juventude da Baixada Fluminense. Que muita das vezes é desvalorizada pelo poder público, assim a taxando como inferior e sem importância. Mas essa adesão dos jovens a esse tipo de manifestação cultural não é uma negligencia as “raízes brasileiras” e muito menos apenas um resultado de certa “soberania cultural” dos EUA. Mas uma necessidade de se encontrar como pessoa, individuo, único e singular.
A música se torna um modo efetivo de expressar o que se sente. Tanto que a anos mobiliza paz, revoltas, risos e lágrimas. Por isso festivais de música, que sejam acessíveis, são totalmente necessários para a juventude da Baixada Fluminense. Que só consegue ter acesso a esse tipo de coisa saindo de sua cidade. Eventos como a Mostra Som Daqui, Cinerock, Cabaré, Buraco do Getúlio e o próprio Espaço do Rock devem acontecer formando um circuito, que valorize artista e seu público. Sendo até um pouquinho mais ambicioso, isso pode movimentar uma economia “alternativa” que pouco se valoriza. Assim trazendo patrocínios e a fim de que aja uma valorização da cultura jovem.

1 Comentários:

Anônimo disse...

nenhuma entrevista com banda. E olha que tinha JR todo dia lá. perderam uma oportunidade única.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI