À la Dida

terça-feira, 9 de agosto de 2011

por Amanda Granja


Severino Rosa do Nascimento, nascido no Piam, bairro de Belford Roxo, município da Baixada Fluminense. Artista plástico formado pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e fundador do Centro Cultural Donana também no Bairro de Piam, Belford Roxo. Cantor, compositor, baterista e guitarrista. Ou simplesmente: Dida Nascimento. Um artista da Baixada e importantíssimo para a cena do Reggae do Rio de Janeiro. Homem, pai, dotado de um carisma que torna sua descrição muito mais densa do que um resumo à la Wikipédia.
Na última quarta-feira, 03 de agosto, foram lançados quatro clipes do cantor via Facebook, que até então não tinha nenhum registro audiovisual de sua carreira solo. Dida investiu na carreira solo em 2010, com o projeto “Nação Hibrida”, mas já atua no cenário desde os anos 80 com a banda KMD5, que depois se chamou Negril e teve como padrinho artístico o músico Hebert Vianna.
“Tivemos a ideia de registrar ele num estúdio, e pela pesquisa chegamos no ‘Toca do Bandido’, um dos melhores estúdios do Rio e que já recebeu muita gente maravilhosa”, explica Rodrigo Caetano, produtor do Coletivo de Criatividade Pública Alternativa, que apresenta o trabalho de Dida Nascimento, “Gravamos em dezembro do ano passado e contamos com a participação do Lauro Farias, baixista do ‘O Rappa’. Foi um dia muito bacana! Todos aqueles sorrisos nos vídeos e fotos foram sinceros”, completa. “A ideia inicial era de lançar em um formato físico, em DVD. Mas, como sabemos o mundo hoje é o Facebook e o Twitter, logo as redes sociais são mais que importantes para essa divulgação. Além do lançamento como evento via Facebook ainda temos mais materiais. Fizemos um documentário e um Making Off e disso tudo que será lançado em breve”, encerra Rodrigo.

A primeira música escolhida para o material foi “Agora Começo a Pensar”. Resgatada da época que Dida tocava no KMD5 com Lauro Farias e Marcelo Yuka - ambos ‘O Rappa’ - ela não poderia ficar de fora. Depois vem “Rua Austrália”, canção em homenagem aos filhos Gabriel e Antônio Vitor, além de superanimada ainda conta com a participação dos meninos, que aparecem no vídeo. Ainda no âmbito das relações humanas, vem a marcante “Traço Único” que fala de uma relação homem e mulher. E por fim “Nação Híbrida” que dá título ao disco e será um single a ser lançado.

1 Comentários:

Erika Nascimento disse...

Muito boa matéria!!!
Super fã desse cara aí!!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI