Raízes da Cidade do Amor

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

por Rodrigo Caetano


Nesse mês de agosto a Baixada Fluminense está recebendo o “Cinearte Sarau”. O evento é super interessante e simples. Como evento cultural itinerante ele leva local escolhido duas apresentações musicais - sendo uma regional - e encerra o dia com a exibição do filme “Lixo Extraordinário”, que conta as aventuras do artista plástico Vik Muniz com um grupo de catadores de lixo de Jardim Gramacho, em Caxias.
No dia 09 de agosto foi à vez de Belford Roxo receber as atrações do evento, que nessa edição contou com o grupo “Tambolelê” que veio de Belo Horizonte. A festa se iniciou com o grupo “Afoxé Raízes Africanas” de Belford Roxo. O grupo é comandado por Isabel de Oya, uma senhora de 61 anos de vida e luta pela cultura afro-brasileira. “Nós temos muito orgulho das nossas raízes e temos a obrigação de divulgar isso para os jovens de hoje”, conta Isabel antes da apresentação.
Como o Cinearte Sarau acontece pelas ruas e praças, na “cidade do amor” não seria diferente.  O evento marcado para começar as 16:30hs teve uns atrasos devido as condições climáticas, pois ventava muito e a estrutura do telão poderia cair, começando assim as 19hs. O telão era feito de um material inflável de aproximadamente 10 metros de altura, e ficou bem no meio da famosa rua da feira de Areia Branca.
Na plateia podíamos ver pessoas de todas as idades com olhares curiosos para primeira atração da noite, o grupo Afoxé Raízes Africanas, que se apresentou maravilhosamente bem. O grupo funciona hoje como um dos poucos Pontos de Cultura do município de Belford Roxo, dividindo espaço apenas com o Centro Cultural Donana e o Espaço Cultural No Gueto, que também abordam a temática afro. Apesar das manifestações afro-brasileiras serem taxadas como “macumba” a recepção do público foi maravilha e a interação de todas dançarinas com a banda fez o espetáculo ficar lindíssimo e honesto. Era perceptível e emocionante como todos faziam aquilo com o maior prazer do mundo.
Você encontra o Afozé Raízes Africanas na Rua Joaquim Vitorino Nº 138, Bairro Piam em Belford Roxo.  http://afoxeraizesafricanas.wordpress.com/

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI