De 2 a 7 de setembro

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

por Joaquim Tavares

O dia da Independência do Brasil é comemorado no dia 7 de Setembro, mas não somente nesse exato dia. Na Baixada Fluminense, desde o dia 2 desse mês já vêm havendo desfiles e eventos cívicos relacionados com essa data que é um marco histórico.

Pelos quatro cantos de Nova Iguaçu, por exemplo, diversas mobilizações ocorreram celebrando a independência do nosso país e propagando o nacionalismo brasileiro, alvo ímpar em todo o mundo. Desde a Prefeitura, que fica no Centro de Nova Iguaçu, até as ruas de muitos bairros, como Rancho Novo e Tinguá, um mutirão de pessoas é envolvido por esse “mar” de comemorações.

Com muito orgulho

por Dandara Guerra

Nesta terça-feira presenciamos o quarto dia do desfile cívico em Nova Iguaçu. O destino foi o bairro da Posse, onde crianças e jovens erguiam os estandartes com peito estufado de tanto orgulho de representarem suas escolas. O evento contava com a presença da ilustre Prefeita Sheila Gama e do secretário de cultura Anderson Ávila, o Batata, que apreciavam os jovens.
 O principal motivo para se desfilar “É o prazer”, explica Evelen Silva, 14 anos, estudante do Liceu Santa Mônica, “Além de representar o colégio ainda tem a alegria da companhia dos amigos”, diz. “Gosto demais de marchar. Para muitos pode ser brega, mas para mim está longe de ser, adoro”, completa Aline.
Tendo como tema: “Um mundo de todos para todos” o colégio MCT Campista Muniz encantou com um desfile todo montado pelas pequenas crianças. “Meu filhinho estava lindo, é a primeira vez que desfila”, diz Adriana de Sousa, mãe de Caué de quatro anos, uma das mães que gritava eufórica, “Nossa, ele não parava de perguntar se estava chegando o dia do desfile”, completa.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI