Folia da memória

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

por Camilla Medeiros

Hoje às 18h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, será inaugurada a exposição “Folia de Reis”, sob a curadoria de Ivan Machado e Andressa Leite.

A exposição é resultado de mais de um ano de pesquisa e acompanhamento de várias saídas de Folias de Reis pela cidade, e adjacências. Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado aos rituais católicos, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira. Na Baixada Fluminense, essa expressão se tornou popular e sobrevive como tradição.

A pesquisadora Andressa Leite percebeu nesses cortejo a grande presença de crianças e adolescentes. “É importante que eles participem, pois assim a Folia de Reis tem mais chances de ter continuidade. Porém, mais do que isso, percebi também que as dificuldades financeiras para esse 'desfile' podem ser um dos motivos pelo qual a Folia de Reis está ficando cada vez mais rara.”

Para evitar que esse importante folguedo caia no esquecimento, Andressa Leite e Sandra Cruz estão desenvolvendo o Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense, que terá sua sede em Nova Iguaçu. Esse projeto tem como objetivo guardar e registrar manifestações da cultura popular da Baixada, a fim de evitar que essa memória se perca.

“As fardas usadas na Folia de Reis possuem características peculiares, e sempre estão sendo renovadas. Por isso, sempre peço a eles que me doem 'fardas velhas' para arquivar no Centro de Cultura Popular. Não quero que esse brilho se perca”, conta Andressa Leite.

A programação de hoje à noite, conta com a participação de Cristiano Mota Mendes, do Programa de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos (ETNODOC), que apresentará documentários e imagens de vídeos etnográficos.

Além das fotografias, a exposição exibirá vídeos produzidos sobre Folia de Reis.

1 Comentários:

Anônimo disse...

Olá, Camilla!!
Agradeço por divulgar o nosso trabalho, isso é muito enriquecedor, não só para o CCPBF como também para todos os ativistas culturais da região.
Mas aproveito para fazer uma pequena correção na matéria: Onde está escrito "Desfile" deve-se colocar cortejo ou jornada, ok? Pois a palavra desfile descaracteriza, ao meu ver, esta manifestação!!!
Um grande abraço e até!
Andressa Leite

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI