Beleza das diferenças

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

por Camilla Medeiros

Teatro lotado, e expectativas à flor da pele. Assim estava o Teatro do Sesc de Nova Iguaçu, nesta quarta feira, 30. Várias crianças das escolas da prefeitura de Nova Iguaçu estavam lá para conferir essa peça de nome tão intrigante, “Levitador Interplanetário Xereta Orbital”.

Quando as luzes se apagaram, ao som dos três toques, o silêncio era “audível”!

O texto, produzido por Ivanir Calado e direção de Antonio Carlos Bernardes, conta com um cenário bem diferente. Uma projeção animada fica no fundo do cenário e interage com os atores todo o tempo.

Durante a peça, ouvi uma criança perguntar: "Nossa, tia! Como ele faz isso?" e a resposta: "Não faço idéia! Mas é muito legal, né?" Realmente, a peça surpreendia tanto adultos quanto crianças.

A história de uma criança que é rejeitada por uns por ser grande demais, e por outros por ser pequena demais, nos faz lembrar daquele período tão conflitante. Partindo dessa rejeição, a criança começa a se perguntar como seria viver num lugar onde todos são iguais.

Além de discutir um assunto tão necessário, como as diferenças entre as pessoas, a peça nos faz refletir sobre a beleza de não sermos iguais. Ao visitar vários planetas onde todos são preguiçosos, ou trabalhadores, ou tristes, ou felizes, a historia nos passa que ser diferente é melhor do que ser igual.

No fim do espetáculo, todos aplaudiram de pé a mensagem de 'não ao preconceito!

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI