Racismo na saúde

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

por Jefferson Loyola

Tendo como objetivo discutir os impactos do racismo na saúde, nas comunidades de terreiro, o SUS e a importância da divulgação da doença Anemia Falciforme na Educação, ocorrerá no dia 05 de novembro, quinta-feira, o primeiro Seminário Pró-Saúde da População Negra. Organizado pelo Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira (CIAFRO), o seminário será realizado na Sede da ong em Nilópolis, localizada na Rua Senador Salgado Filho, 818, Olinda.

O seminário contará com a presença de José Marmo da Silva, coordenador da Rede Nacional das Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, e de Ilka do Carmo, do Instituto Afro-Brasil Cidadão. A quantidade de vagas é limitada e as inscrições estão sendo feitas pelo telefone: 3761-3354/7837-3710 ou pelo e-mail: contato@portalciafro.org.br.

O CIAFRO é uma associação sem fins lucrativos, fundado em 13 de junho de 2006, que busca participar, de forma ativa, do processo de construção da identidade cultural brasileira. Conscientizar a população brasileira de nossa história, formação étnica e cultural, constitui questão fundamental para a construção dessa identidade e, consequentemente, para a transformação social tão almejada por aqueles que se fazem sujeitos da história. Dessa forma, o CIAFRO visa à divulgação da cultura afro-brasileira, bem como sua reedificação em todos os espaços culturais.

Além de seminários, o CIAFRO promove exposições, fóruns, palestras, festivais de poesias, festivais de cantigas afro-brasileiras e cursos, afim de aumentar a divulgação da cultura afro-brasileira. Os cursos oferecidos abrangem diferentes interesses, indo de redação para concursos públicos a dança, passando pelo artesanato, pintura, percussão, de teatro, confecção de bolsas e acessórios, penteado e maquiagem.

Um de seus grandes projetos é a luta contra a intolerância religiosa, que geralmente está associado a um mal disfarçado preconceito de cor e de etnia. Apesar de ter três anos como fundação jurídica, já faz cinco anos que o CIAFRO desenvolve esse tipo de ação, tornando-se importante para a comunidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI