Livros reformados

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

por Michele Ribeiro



Computadores novos, internet gratuita, mais mil livros, um setor de diversidade étnica e um acervo em braile. Estas são apenas algumas das novidades com que a Biblioteca Municipal Cial Brito foi reinaugurada no último dia 16 de novembro, depois de quase um ano parada para reformas. Todas essas melhorias foram conseguidas graças a um convênio entre a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu e o Ministério da Cultura.

A biblioteca, fundada em 1976 pelo próprio Cial Brito, funcionou em diversos lugares da cidade antes de seus 20 mil títulos serem levados em definitivo para o Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em 2005. “Não podemos deixar de reconhecer o esforço feito antes disso”, pondera a bibliotecária Malena Xavier, cuja vida praticamente se confunde com o espaço. “Mas até a biblioteca chegar aqui ela era mais um depósito de livros do que uma biblioteca municipal.” Alguns dos lugares em que a biblioteca funcionou foram o prédio da Defesa Civil e o da própria Prefeitura.

Algumas das novidades implantadas pela bibliotecária foram a catalogação dos títulos no sistema CDD (Catalogação Decimal Dewey) e a criação de um serviço de empréstimo de livros para a população, a que o usuário tem acesso depois de deixar xérox de um comprovante de residência e identidade, além de uma foto 3 x 4. “Acho que foi graças a isso que até fecharmos para a reforma estávamos atendendo a uma média de 150 pessoas por dia”, acredita Malena Xavier. Nos cálculos de Malena Xavier, a Cial Brito tem mil leitores cadastrados que tomam emprestados 500 livros por mês.

Autores ilustres
Um dos espaços mais requisitados da Cial Brito é a biblioteca infantil Menino Maluquinho, inaugurada em solenidade que contou com a presença do próprio Ziraldo. “A garotada também faz muito uso da sala de vídeo e de contação de histórias”, conta Malena Xavier, que conta com o auxílio luxuoso do poeta Moduan Matus. Para agendar esses espaços na biblioteca, basta ligar para o número 2667-2631. A visita será guiada e com joguinhos interativos.

Ziraldo não foi o único autor ilustre a autografar seus livros no espaço da Cial Brito. O Projeto TIM Grandes Escritores patrocinou a visita, seguida de palestras e doação de livros dos autores convidados, de escritores do peso de um Ignácio de Loyola Brandão, uma Marina Colasanti, um Sérgio Cabral (pai) e um Almir Chediak (Songbooks). “O último grande escritor que recebemos aqui foi Nelson Motta, que lançou ‘O som e a fúria de Tim Maia”, lembra Malena Xavier. Outro orgulho da bibliotecária é um acervo de autores da Baixada Fluminense, cujas obras estão expostas em um lugar de destaque da biblioteca.

Com a reinauguração, a equipe da biblioteca fará um grande esforço no sentido de dar mais publicidade ao projeto Livro Livre, coordenado pelo escritor e pesquisador Écio Salles, principal assessor de Marcus Vinícius Faustini na SEMCTUR. “Até agora, nosso esforço era no sentido de trazer o leitor para dentro da biblioteca”, explica Malena Xavier. “Com o Livro Livre, vamos levar o livro até o leitor.” Para quem não sabe, o Livro Livre é um projeto que doa livros para as pessoas com a condição de que, terminada a leitura, ela também os liberte. A ambição do Livro Livro é libertar 500 livros até o fim de 2009.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI