Olha o passarinho

terça-feira, 17 de novembro de 2009

por Lucas Lima


O movimento da fotografia é sem dúvida de grande número e importância nos tempos atuais. Esse gosto vem se difundindo pela democratização de máquinas digitais e celulares com câmeras por meio dos baixos preços. “A fotografia é muito acessível, mas pouco pensada como arte, ou até como meio de vida”, diz Mazé Mixo, um importante personagem do cenário da fotografia em Nova Iguaçu.

“Queremos que as pessoas reflitam mais, e especialmente, que fotografem mais. Que troquem conhecimento e experiências”. Este é o objetivo do FotoBaixada, o oitavo fotoclube do estado do Rio. Os fotoclubes são associações de fotógrafos, tanto profissionais quanto amadores, que se reúnem pra organizar palestras, saídas fotográficas, concursos, exposições, etc. “Nós resolvemos batizar nosso fotoclube de FotoBaixada porque pretendemos que nossas ações sejam bem abrangentes, não só em Nova Iguaçu”, conta Mazé, que é também um dos fundadores e atual presidente do FotoBaixada.


A ideia do grupo partiu de uma comunidade do Orkut, criada pelo fotógrafo Álvaro Farias, chamada “Fotógrafos de Nova Iguaçu”. “Ele veio me procurar querendo trocar ideias. Nessa comunidade eu o conheci, e conheci a também fotógrafa Bruna Jacubovski. Começamos então a nos encontrar pra falar de fotografia e começamos a chamar outras pessoas para o grupo. Tivemos a ideia de transformar o grupo em fotoclube, o que aconteceu de fato em setembro desse ano”.


Porém, essa fundação no mês de setembro foi apenas burocrática, da fundação como entidade, com os processos de escrever atas, eleger a diretoria, se associar à CONFOTO (Confederação Brasileira de Fotografia), que reúne os fotógrafos de todo o país, etc.

O lançamento oficial do fotoclube FotoBaixada acontecerá nesta quinta-feira, dia 19, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, às 18 horas. “Nesse dia teremos um bate-papo com dois fotógrafos da região. O veterano Paulo Santos, que mostrará um pouco dos seus mais de 20 anos de trabalho como fotojornalista; e Bruna Jacubovski, uma jovem fotógrafa já formada pelo SENAC e ganhadora do concurso de fotografia ‘Encantos da Baixada’ do ano passado”.

Além disso, as pessoas presentes poderão se associar ao FotoBaixada no dia do evento. “Os interessados podem preencher uma ficha que em breve colocaremos em nosso site (www.fotobaixada.blogspot.com). Pra arcar com nossos custos, nós pedimos uma contribuição de R$ 5 no ato da inscrição”. A associação não prevê pagamento de mensalidade ou qualquer outro tipo de taxa e ainda pretende conseguir várias vantagens para os sócios. “Nós estamos negociando com algumas lojas de fotografia, para que os sócios ganhem desconto em impressões e compra de produtos. Além disso, a própria CONFOTO também garante desconto em vários itens, como por exemplo, dando 50% de desconto em assinaturas de revistas de fotografia”, explica o fotógrafo. “Os sócios também terão em primeira mão acesso à informações de concursos regionais, nacionais e internacionais divulgados pela CONFOTO”. Mazé ainda conta que os sócios terão descontos nos eventos do próprio FotoBaixada, como workshops.

1 Comentários:

Unknown disse...

boa noite sou um fã de fotografia epor motivo de trabalho cheguei muito tarde no centro cultuarl silvio monteiro ostaria muito de participar do fotoclube como faço para ser mas um membro .....um abraço rogerio vedatattoo (rogerio.veda@gmail.com)brigado tenha todos um final de semana com muito fotos maneira........

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI