Aulas de Nova Iguaçu

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

por Larissa Leotério / Foto: Josy Antunes

Jovens pesquisadores de Nova Iguaçu levaram sua pesquisa para a cidade do Rio de Janeiro e mostraram ao que vieram no I Encontro Juvenil - As artes e as ciências para uma vida sustentável. Quem comunicou a eles que haveria esse encontro sobre sustentabilidade foi a pesquisadora Marcella Camargo, a coordenadora grupo. E disse ainda que poderiam saber mais no blog do UNICEF, idealizadora do evento.

“Ficamos sabendo desse encontro há mais ou menos um mês, mas só tivemos tempo para preparar essa pesquisa há umas duas semanas”, conta o jovem pesquisador Leonardo Venâncio. No meio dessa correria, eles escolheram o tema ‘Comportamento do jovem iguaçuano com o seu lixo’.

A intenção do Encontro é escrever uma carta para a conferência internacional em Copenhagen com os dados obtidos. “É a primeira vez que países como os EUA e o Japão vão participar”, conta a animada jovem pesquisadora Eline Vieira. Estes dois países aceitaram diminuir em 30% a emissão de gases poluentes.

O grupo iguaçuano teve sua pesquisa premiada e foram os vencedores do Encontro. “Foi uma correria muito grande e a gente só foi dormir às seis da manhã”, acrescenta Eline. A razão para aquela noite mal dormida foi a necessidade de o grupo codificar, analisar e construir o banco de dados da pesquisa feita durante o primeiro dia de encontro, com 96 jovens de escolas municipais do Rio.

“Compensou. Ganhamos uma câmera digital”, comemora a jovem pesquisadora Edna. A câmera servirá para ilustrar as pesquisas e ficará sob a guarda de um pesquisador por semana. O primeiro prestigiado será Leonardo Venancio.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI