Culminância ao vivo

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

por Lucas Lima

A culminância nas escolas municipais de Nova Iguaçu tinha como objetivo fazer um balanço das oficinas de português e matemática, que ao longo do segundo semestre trabalharam com os contos de Câmara Cascudo e Malba Tahan. Mas quem roubou a cena na Dr. Ruy Bercot de Mattos foi a Rádio Cidadão.

Coordenada pelo técnico de informática Edson Rogério Batista de Souza, 40 anos, a Rádio Cidadão foi criada durante as oficinas de rádio do Mais Educação. “A diretoria me deu a oportunidade de fazer essa experiência na escola e está sendo uma experiência muito boa”, conta o coordenador, tão eufórico quanto as crianças.

A oficina está sendo costurada com o pessoal do hip hop e do teatro, que também chegou à escola de Jardim Alvorada por intermédio do Mais Educação, uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu que equipou nossas escolas com fanfarras, pickups e rádios. “As crianças estão adorando”, afirma Edson de Souza.

Uma prova dessa paixão está na intensa procura pela oficina, quando ela foi anunciada para as crianças da Dr. Rui Berçot. “Houve cerca de 90 adesões”, conta Edson de Souza. Por causa da falta de estrutura da escola, cuja quadra foi interditada pela Defesa Civil, o coordenador da oficina de rádio fez uma rigorosa seleção até escolher as oito crianças com as quais está trabalhando.

Uma de suas escolhas foi Ingrid Alves da Silva, que, apesar dos 13 anos, mostrou desinibição no programa transmitido ao vivo durante a culminância dos contos de Câmara Cascudo e Malba Tahan. “Eu tô gostando muito”, diz a menina, que pretende continuar na oficina no ano que vem. “Aprendi várias coisas.”

Rebeldes
Até mesmo os chamados rebeldes estão tirando proveito da oficina de rádio, que no entender de Edson de Souza atrai as crianças por lhes dar oportunidade para que falem, favorece as relações interpessoais e rompe a barreira da sala de aula. “Temos uma menina chamada Bruna que era uma menina rebelde e hoje está integrada com a rádio e com o hip-hop, faz parte do coral que canta o rap da escola”, ilustra o coordenador.

A alegria dos alunos é um grande estímulo para que o técnico de informática lute contra a falta de estrutura e material. “Sempre damos um jeito, pegando uma coisa emprestada e improvisando, por exemplo”, conta Edson de Souza, que vive dando graças aos céus por ter amigos sensíveis à causa da Rádio Cidadão.

O trabalho é diferenciado para os menores, com os quais Edson de Souza começa com um processo de educação, ensinando-os a dar um bom-dia ou um boa-tarde antes de deixar que peguem no microfone. “Nós estamos treinando voz, ensinar a ler, a interpretação, o jeito de falar, mas eles já querem falar.”

A estrutura familiar se mostra um fator decisivo no comportamento das crianças, para as quais ele sempre pergunta o que gostariam de fazer antes de passar uma atividade. “Às vezes uma criança diz que não quer fazer algo, mas quando ela vê o colega fazendo ela já se anima e quer fazer também, e assim um passa pro outro.”

3 Comentários:

Anônimo disse...

Eu, Francisca Souza, Diretora da E. M. Dr. Ruy Berçot de Mattos, fico maravilhada quando reconhecem o talento de pessoas dedicadas e comprometidas com este Projeto, apesar de todas as dificuldades. Agradeço a Deus ter encontrado essas pessoas cuja vontade de ajudar aos alunos em suas dificuldades de aprendizagem e que formam uma equipe digna de méritos.

Anônimo disse...

Eu, Iali Sabrina monitora do jornal ,juntamente com o Alex ( Projetista ) Ferraz, monitor do Hip Hop, agradecemos A diretora Francisca pela oportunidade que nos deu, para que fizessemos parte dessa equipe, o resultado foi um conjunto de parceria e credibilidade dado a todos.

Anônimo disse...

EU,maura beatriz tambem quero dar os parabens a este munitor,que si dedicou ao maximo para que este projeto desse certo,apesar das condiçoes precarias da escola.Acho que a prefeitura deveria aproveitar melhor esses profissionais,e dar condiçoes para que eles possam estender este projeto para outras escolas.meus parabens edson rogerio,voçe mereceu ter seu trabalho reconhecido.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI