Origem do Astro Boy

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

por Wanderson Duque

Não fez grande sucesso quando saiu nos EUA em outubro, mas tem chances de emplacar no Brasil até por causa de sua longevidade. O personagem foi criado em 1951, como herói do mangá chamado Mighty Atom. O criador é Osamu Tezuka, que na época era estudante de medicina. Virou série de tevê de desenho animado em 1960, ainda em preto e branco, depois em 1980 e de novo em 1983. Agora, este longa é dirigido por David Bowers (fez antes Por Água Abaixo) e no original tem vozes de famosos como Nicholas Cage, Freddie Highmore, Kristin Bell, Donald Sutherland, Samuel L. Jackson, Charlize Theron. Mostra as façanhas de um jovem robô voador.

A partir deste fim de semana, a origem do robô Astro Boy será mostrada nas telonas. O filme conta a história de um cientista que decide criar um robô para superar a dor da perda de seu filho. Depois que o criador percebe que uma máquina não substituiria a criança, Astro Boy é abandonado.

Átomo Taishi
A primeira aparição do menino robô nos quadrinhos foi na revista japonesa chamada Átomo Taishi. Porém, um ano depois Astro Boy recebeu uma publicação própria, ainda pelas mãos de Osamu Tezuka.

A história em quadrinhos chegou à televisão em 1959, como um seriado filmado. A primeira animação baseado em Astro Boy estreou no Japão em 1963. Um ano depois da chegada à telinha, o prodígio robô chegou aos cinemas japoneses. A exibição era, na verdade, baseada em episódios para a TV.

Em 2004 , o pequeno robô recebeu uma homenagem curiosa: ingressou no Hall da Fama dos Robôs. Ao lado dele estão grandes figuras como os personagens de Star Wars C – 3PO e R2-D2. No Brasil, Astro Boy será dublado pelo cantor, ator e apresentador Rodrigo Faro.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI