Coreto armado

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

por Larissa Leotério

Apesar de o Carnaval 2010 estar prometendo fazer muito sucesso no Centro de Nova Iguaçu, os bairros vão dar o que falar e pular, é claro. Diversos artistas da cidade se reúnem para fazer a festa dos coretos de bairro.

E se engana quem pensa que a festa é no improviso: músicos como Luiz Camilo, Deni Batera e Edu Carval têm se reunido semanalmente desde o dia 25 com Daniel Guerra, para acertar detalhes como horário de início e término dos coretos, local e cachê.

Daniel Guerra ressalta a importância dos coretos e as oportunidades. São 12 bairros, portanto, 12 coretos. E cada banda é formada por 8 músicos. “Isso garante oportunidades a 90 artistas da cidade”, afirma. E o trabalho dele não para por aí. Cada coreto tem um diretor de palco, geralmente morador e artista do bairro, que é quem faz a articulação com o comércio local.

Cada banda tem sua forma, seus ensaios e organização. Isso se explica porque as bandas não funcionam só no Carnaval. E encontramos bandas ilustres como a “Banda Astral”, que faz o Tributo a Tim Maia por todo o país. Seu vocalista, Luiz Camilo, também é ilustre: quem nunca ouviu os jingles de comercial daquela famosa marca de mate, ou do shopping Iguatemi? E pros mais velhos: será que lembram do tema da novela Sassaricando, “Cheiro de Amor”? Isso sem falar nas inconfundíveis batidas do “Globo de Ouro” e da “The Blacks Combo”, do Fantástico: trabalho do Deni Batera, que tocou com personalidades como Bebeto, Wando, Sidney Magal e Bezerra da Silva.

Algumas bandas tocam no carnaval iguaçuano desde o primeiro ano dos coretos, 2004: “Puro Delírio”, que toca em Cabuçu; o “Balancê” de Décio Cavaquinho, que toca em Comendador Soares; e a “Violla” de Edu Carval. Mas ninguém supera o tempo de Tony, que está em Vila de Cava e participa do carnaval desde 1985.

E não é que esse carnaval promete mesmo?!

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI