Neguinho de Nova Iguaçu

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

por Dariana Nogueira

Desde novembro de 1968, o G.R.E.S. Leão de Nova Iguaçu faz a alegria do carnaval iguaçuano. Passando por momentos de crise, mas também de glória, a Leão vem com tudo em 2010 para mostrar o que Nova Iguaçu tem de bom.

Em 1992 a escola teve a honra de desfilar entre as grandes escolas no grupo especial com o enredo “O Leão na Selva de Ilusões”, uma homenagem à escritora Janete Clair. Após esta vitória, a trajetória da escola tornou-se oscilante, passando por constantes momentos de declínio e ascensão, mas sem voltar ao grupo especial.



Este ano, a escola irá desfilar com o enredo “De Neguinho da Vala, a Neguinho da Beija-Flor, Um príncipe negro na corte do Leão", que contará a história do sambista Neguinho da Beija-flor, que há 35 anos é o intérprete oficial da escola de Nilópolis, mas que conhece a Leão de outros carnavais...

Neguinho foi compositor da Leão de Nova Iguaçu durante algum tempo, e tem a escola como um importante marco para o início de sua história no carnaval carioca.

Eduardo da Silva, diretor da Leão há mais de 10 anos, conta como surgiu a ideia da homenagem a Neguinho da Beija-flor. “Este enredo vai além da pessoa do Neguinho da Beija-flor. Foi uma forma que encontramos de resgatar a história da escola como um todo e do que ela já representou para a comunidade iguaçuana. Foi o Carlinho Neguinho – também diretor da escola – que nos presenteou com esta maravilhosa ideia.”

Eduardo fala também da experiência da ida de Neguinho da Beija-flor à escola em agradecimento à homenagem. “Houve um show do Neguinho aqui na quadra em comemoração ao enredo, foi muito emocionante, quadra lotada, ele estava muito feliz”, conta o diretor.

A Leão será a primeira escola a desfilar na terça-feira de carnaval em Intendente Magalhães, no Rio de Janeiro. E arranca muitas expectativas de quem trabalhou duro para que o desfile acontecesse. A intenção de Eduardo é que a escola melhore cada vez mais para tirar o atraso que seus momentos de declínio causaram. Intenção dele e de todos nós iguaçuanos, que torcemos e vibramos por esse importante ícone de nossa cidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI