O Japão é aqui

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

por Morgany dos Santos

Quem não conhece nenhum desenho japonês que atire a primeira pedra! Hoje em dia, é comum encontrar fãs de desenhos japoneses, conhecidos como otakus. Há dois tipos de desenhos japoneses: a animação televisiva, conhecida como anime, e as revistas em quadrinhos, os chamados mangás, lidos de trás para frente e da esquerda para a direita.

Os otakus estão ganhando cada vez mais espaço fora do Japão. Para quem não sabe, há espaços próprios para encontros de otakus, conhecidos como "Eventos de Anime". Esses encontros reúnem verdadeiras multidões para jogar videogames gratuitamente, comprar adereços personalizados e ver animes, entre outras coisas. Uma vez por mês, os otakus iguaçuanos se reúnem no Sylvio Monteiro para participar do Anime Shinta.

Não há quem fique indiferente ao visual adotado pelo público desses eventos de anime, predominantemente jovem. "Nós, otakus, procuramos chegar cada vez mais próximos dos estilos utilizados no Japão", conta Camila Goltareque, que admite que a palavra discrição não faz parte do dicionário dessa tribo que chegam às festas com chamativas roupas no estilo japonês.

Destaque na multidão

Outra figura facilmente encontrada nos eventos de anime, Tamires Freitas resume o objetivo dos otakus ao aderir à vistosa estética oriental. "Nosso objetivo é chamar atenção e se destacar em meio à multidão!"

Também é comum entre os otakus desenhar seus próprios personagens, criando seus próprios mangás. "É comum encontrar mangás feitos por otakus comuns", diz a mesquitense Mariana Leite, que curte esses desenhos mesmo quando eles são malfeitos.

Existem otakus nerds, burros, preguiçosos, desenhistas e outras milhões de características que fazem de otakus verdadeiros otakus. Mesmo assim, se você vir algum otaku, não se preocupe nem se assuste porque o Japão definitivamente é aqui!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI