Orgulho suburbano

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

por Camilla Medeiros


O subúrbio sempre me encantou por suas contradições. Apesar de próximo ao centro, não consegue receber os benefícios por isso. E não são poucas as pessoas que, além de não terem orgulho de viver no subúrbio, têm vergonha de sua área. Mesmo carente de recursos, o subúrbio não deixa de ser produtor de cultura, e de boa cultura.

Gledson Vinícius, um suburbano formado em comunicação social, criou o site Visão Suburbana com a proposta de apresentar o 'subúrbio visto de dentro', como diz o slogan do site. "Quando nos vemos em outro lugar damos valor à raiz, ao que somos de verdade e entendemos mais nossa realidade!", conta o coordenador do Cine-Celular, um dos pontinhos de cultura ministrados pelo coletivo LaboratórioCultural.



O site conta com crônicas, denúncias, serviços e dicas culturais para quem quer conhecer o subúrbio apresentado por ele mesmo. Nesse sentido, a mídia virtual com sua democracia permitiu ao dono do site, um contato direto com seu público alvo. "O boca a boca digital é a forma mais importante de disseminação das minhas ideias", afirma. Além disso, as redes sociais são imprescindíveis nesse trabalho de valorização. Através do blog, Gledson Vinícius conheceu outras pessoas que também levantam a bandeira do subúrbio com muito orgulho!

Orgulho esse que cresceu aos poucos, como revela Gledson ao afirmar que já teve vergonha de sua origem: "É uma questão de identidade. Chegou um momento na minha vida que eu precisava saber quem eu era. Nesse momento fiquei meio suspenso, pois já tive vergonha de falar qual era meu bairro, devido à pobreza, à falta de entretenimento, à falta de coisas que traga orgulho de falar: 'sou desse lugar'! Mas diante dessas coisas de juventude optei por me posicionar, fui descobrir o meu subúrbio, quem eu era de verdade, e aprendendo a valorizar o que era minha cultura e não abandoná-la por uma cultura midiática, exógena".

Após essa redescoberta, Gledson se propôs a mostrar a todos o valor de sua origem, e deixa uma mensagem a todos que como ele já tiveram ou têm vergonha de seu bairro: "Descubram seu lugar, por certo que ele é rico de histórias e isso vai te trazer orgulho e pertencimento, pois apesar de tudo seu bairro acaba sendo um pouco você".

Quem quiser conhecer mais do trabalho de Gledson Vinícius: www.visaosuburbana.com / www.poraodogv.blogspot.com / www.laboratoriocultural.com

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI