Mapa da cultura

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

por Mayara Freire

Foram quatro meses de trabalhos árduos, mas os 25 jovens da Escola de Pesquisa de Nova Iguaçu estão para lá de satisfeitos com o resultado. Na próxima segunda-feira, será inaugurado o blog com os 500 agentes culturais que mapearam. A solenidade será prestigiada por ninguém menos que Adriana Rattes, a secretária estadual de Cultura, durante o debate que ela coordenará com a classe artística de Nova Iguaçu para definir os projetos culturais da cidade. O secretário municipal de Cultura Marcus Vinicius Faustini, principal incentivador da ideia, também estará presente na festa marcada para as 18h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

O trabalho, iniciado nas pré-conferências que prepararam a Conferência Municipal de Cultura, foi coordenado pela antropóloga paulista Marcella Camargo. ”Levantamos quem eram essas pessoas", conta a criadora da Escola de Pesquisa. "Além de traçar o perfil, fizemos registros audiovisuais sobre o que cada um entendia sobre o que é cultura. Ficou tão bacana que o secretário sugeriu que fizéssemos um mapeamento cultural na cidade”.



O blog, que terá o pomposo nome de Mapa dos Agentes Culturais, conterá informações úteis como nome, atividade cultural e território de atuação dos agentes cadastrados. Os pesquisadores também procuraram saber o público alvo, grupos de que participa e trajetória cultural dos entrevistados. "Acreditamos que com isso não apenas os moradores possam ver onde tem atividades, mas aumentar a empregabilidade dos agentes culturais", afirma a antropóloga. Ela explica como. "Os financiadores interessados em patrocinar projetos numa determinada área poderão achar esses agentes no nosso mapa".

Cultura é todo mundo

Os pesquisadores se surpreendaram com o número de agentes e ações culturais em curso na cidade. “É gratificante poder estar mostrando esses trabalhos para quem não os conhece", conta a estudante Edna Ramos, de 23 anos. A emoção tem razão de ser para quem enfrentou tantos percalços durante o mapeamento. “Fazíamos entrevistas por telefone e íamos nas instituições", conta pesquisadora Pamela Cunha, 19 anos. O grupo participou de todo tipo de encontro, nos mais diversos bairros de Nova Iguaçu, para chegar ao número de 500 registros. "Fizemos mais de 3 mil abordagens entre ligações e conversas na rua", contabiliza Pamela Cunha, para quem o mais interessante de todo o processo foi ajudar pessoas a se reconhecerem como agentes culturais.

O processo de pesquisa também foi importante para que os jovens pesquisadores construíssem a noção do que é ser um agente de cultura. “Foi um aprendizado, pois percebemos que a cultura está em toda parte", conta a coordenadora do projeto. Durante o processo, eles descobriram que, além dos artistas, os agentes do Bairro Escola, os terreiros de umbanda, a bordadeira, o carnavalesco, o professor de capoeira, o coral da igreja, a mulher que faz boneca de pet, são agentes culturais. “O que faz a cultura é a vivência das pessoas", acrescenta Marcella Camargo.

Outra importante descoberta resultou na inversão do slogan "Todo mundo é cultura" com que o escritor e cineasta Marcus Vinicius Faustini cunhou sua gestão à frente da SEMCTUR. "Na verdade cultura é todo mundo”, afirma Marcella Camargo. A antropóloga ilustra essa percepção com as bordadeiras frequentemente encontradas nos bairros da cidade. ”Percebemos, por exemplo, que a bordadeira é uma agente cultural, pois tem a ver com a história de vida dela, a construção do espaço, a história do local, e ao fato de ela repassar o conhecimento que traz do nordeste, que aprendeu com a mãe”.

Depois da inauguração, o blog ampliará a base de dados indefinidamente. O produto final terá informações e menu de onde tem agente cultural por bairros, além de espaço para a criação de fóruns para que os freqüentadores do site se comuniquem, trocando informações e discutindo questões culturais.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI