Na boca do bairro

sexta-feira, 19 de março de 2010

por Fernando Fonseca


Excentricidade e irreverência: ingredientes certos nas marchinhas do ‘Boca que não beija álcool nela’, um dos principais blocos de rua no período carnavalesco das ruas de Comendador Soares, Nova Iguaçu. Num misto de simplicidade e sarcasmo, o bloco iguaçuano vem se consolidando, desde 2008, como uma das principais expressões culturais da cidade, levando um número cada vez maior de foliões às ruas.

Abrindo mão da idade, o conceito atribuído pelos próprios integrantes é a diversão, mesmo para os não adeptos das aventuras de carnaval, tais como beijos e o consumo de álcool. Repetindo o feito do ano passado, quando o enredo falou sobre os points de Comendador Soares, a marchinha de 2010 do ‘boca’ preocupou-se em exaltar os patrimônios culturais da cidade de Nova Iguaçu, tais como a Serra do Vulcão, o Parque Municipal e a Reserva Florestal de nossa cidade.


Como nas canções de Tom Jobim, cujas letras sempre fazem referência à Cidade Maravilhosa, os pontos turísticos de Nova Iguaçu são essenciais à obra. Porém, ao contrário das letras de Jobim, que faziam quase uma propaganda às belezas naturais da cidade do Rio de Janeiro, as duas últimas marchinhas do ‘Boca’ induzem seus ouvintes ao entendimento e consumo ofertado pelos patrimônios culturais do bairro de Comendador Soares e da Cidade de Nova Iguaçu, respectivamente.

Uma das principais questões a ser ressaltada é a política de homogeneização formada no presente contexto. Nela, é apresentada, sem restrições geográficas e socioculturais, a cidade iguaçuana em prol de toda população. Em Tinguá, encontramos as límpidas cachoeiras e as longínquas reservas florestais, refúgio da fauna e da flora locais. A floresta mãe de Nova Iguaçu deu origem à Floresta da Tijuca, um santuário pertencente à Mata Atlântica, assim como o Parque Municipal, outro dos principais pontos turísticos da região. “Temos que valorizar nossa cidade mesmo! Se não o fizermos quem mais o fará? Os ricos da Zona Sul? Nosso município é rico em belezas naturais. Só precisamos de uma política de divulgação mais forte para o nosso turismo!”, afirma Aline Machado, psicóloga, moradora de Comendador Soares.

Contribuição histórica
E por falar em contribuição, a Serra do Mendanha, a famosa ‘Serra do Vulcão’, é expressa na melodia como grande fonte de emoção, graças as suas práticas esportivas. “Promover a Serra do Mendanha é uma iniciativa mais que é válida. Porém, acho que a galera do ‘Boca’ poderia ter dado mais ênfase na contribuição histórica que a Serra nos deu. Sua ligação com o cultivo de café no Rio de Janeiro, suas grandes lavouras do século XIX e o trabalho agrícola atualmente predominante na região”, opina Adriane Gonçalves, historiadora e moradora do centro de Nova Iguaçu.

Na letra de 2009, a marchinha de carnaval foi inspirada apenas nos locais públicos do bairro de Comendador Soares. No Vasquinho de Morro Agudo e no Espaço Fama, encontram-se os grupos que apreciam o lazer local, como bailes funks e rodas de samba, fortes expressões musicais do bairro. Da gastronomia destacam-se o Churrasco no Pardalzinho e o Espetinho do Feijão, duas das mais famosas lanchonetes locais. Já o comércio é representado pelas Tintas Kar, uma das mais tradicionais lojas de tintas da região. “Eu frequento todos os lugares apresentados na música. Tenho orgulho de dizer que sou de Comendador Soares. Sou nascido e criado aqui. E não troco esse lugarzinho por nada!”, comenta orgulhosamente José Carlos de Amorim, também morador de Comendador Soares. “Eu consigo me ver na letra da música. É a minha vida, a minha realidade. Tenho certeza também que não fui o único a sentir isso!”, conclui.

Tendo sido bairristas quanto ao nosso município no ano de 2010, e em especial ao bairro de Comendador Soares no ano de 2009, os compositores do ‘Boca’ redesenham nossa cidade nas linhas de sua composição, transformando a realidade de toda uma sociedade em música. Sem distinções, e com uma pitada da graciosidade do carnaval carioca, é possível contemplarmos o equilíbrio entre natureza e sociedade. Aspectos que recriam todo um contexto cultural.

LETRAS DOS SAMBAS


Samba Enredo do Carnaval 2009
O melhor da minha sogra
com certeza é a filha dela
Boca Que Não Beija
álcool nela..

Este ano não vai ser brincadeira
Vamos na mesma zoeira
ver meu Boca desfilar

Este bloco que eu amo e me orgulho
Vou falar de Morro Agudo
Que é um belíssimo lugar

Aos domingos tem o baile do Vasquinho
Churrasco no Pardalzinho
Pode vir, pode chegar

É legal e todo mundo ama
Mas é no Espaço Fama
Que eu vou bebericar

É maneiro o bairro do coração
é no Espetinho do Feijão
onde eu paro pra lanchar

Pra tornar a minha vida colorida
Vou pintar uma aquarela
Com o Chiquinho do Tintas Kar

No sufoco eu trabalho o ano inteiro
Quando chega fevereiro ninguém vai me segurar
Vou curtir um Carnaval maravilhoso
Vou com o Boca Que Não Beija
Vou partir pra Unamar!!!

Bota pra ferver
Bota pra quebrar
Boca Que Não Beija
Morro Agudo e Unamar


Samba Enredo do Carnaval 2010
O melhor da minha sogra
com certeza é a filha dela
Boca Que Não Beija
álcool nela...

NOVA IGUAÇÚ, NOVA IGUAÇÚ
TU ÉS IMORTAL, ÉS IMORTAL ( REFRÃO)
VENHO COM O BOCA QUE NÃO BEIJA,
A ESSE PATRIMÔNIO CULTURAL

QUEM NÃO TOMOU TEM QUE TOMAR
BANHO NAS CACHOEIRAS DE TINGUÁ

O NOSSO PARQUE MUNICIPAL
LINDA RESERVA FLORESTAL

PRA FAZER ESPORTE COM EMOÇÃO
UM RALLY NA SERRA DO VULCÃO

MATA ATLÂNTICA PRESERVADA AGENTE TEM
UMA GENTE PRONTA PRA FAZER O BEM

COM MUITO AMOR COM MUITO ORGULHO
SOU NOVA IGUAÇÚ, SOU MORRO AGUDO

NOVA IGUAÇÚ , NOVA IGUAÇÚ
TU ÉS IMORTAL, ÉS IMORTAL (REFRÃO)
VENHO COM O BOCA QUE NÃO BEIJA,
A ESSE PATRIMÔNIO CULTURAL

13 Comentários:

Anônimo disse...

muito boa a matéria, fiquei até com vontade de participar do bloco!

Anônimo disse...

Parabéns!! ficou ótima mesmo! Galera do Jovem Repórter mostrando profissionalismo!

Anônimo disse...

nem sabia dessa contribuição histórica. legal.

Anônimo disse...

Onde estão as letras? fiquei curioso pra ler!

Luciana G R Lima disse...

Muito boa reportagem. Parabéns!

Anônimo disse...

letras legais, matéria legal... verdade, quem mais irá valorizar nossa área? com certeza não serão os ricos da Zona Sul.

Déh disse...

Fernando, quando eu crescer, quero ser igual a você.
Ótimo texto. Parabéns.

Anônimo disse...

bom texto!!!

Anônimo disse...

shoooow dibola a materiaaaa!! Viva o Bocaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Anônimo disse...

Bom ....eu sou o Bruno Negão um dos fundadores e organizadores do bloco, fico feliz com a matéria feita e acho muito bacana por que nós do "Boca" somos raizes mesmo desse lugar e nós valorizamos demais isso. A meta desse bloco é ser referência na baixada quando se falar em carnaval( e nós vamos ser)por que nós ralamos pra caramba pro bloco ser conhecido e ficamos muito feliz quando as pessoas vêem nos elogiar pelo trabalho, por que o Boca não é só jovens e cachaceiros(como alguns invejosos dizem) , nossos eventos e desfiles vocês podem ver crianças,idosos,mulheres etc....e pedimos a ajuda de todos vocês que apreciam o Bloco para nos ajudar nessa tarefa de fazer um bloco cada vez melhor para nossa comunidade......abraços a todos e obrigado mesmo pela matéria.

Anônimo disse...

BOCA, BOCA!!
BOCA, BOCA!!

Anônimo disse...

vlw Brunoo! isso ae mulek. tamo juntos! abs galera do Jovem Repórter. dessa vez ficou show!

Mestre Dalton disse...

Dalton é o meu nome. Também conhecido pelos componentes do bloco como "Mestre Dalton". Obrigado galera!

É bom saber que esta matéria está sendo lida por muitos, pois está sendo divulgado tanto o trabalho do Bloco, como também, as belezas de nossa cidada maravilhosa: Nova Iguaçu e também os bairros Unamar e "Comendador Soares" - terras de gente boa!

PARABÉNS!!!


O bloco nada mais é do que pessoas simples que têm sua própria família constituída e acima de tudo, uma vontade imensa de aprender percussão. Por isso é que eu resolvi fazer parte deste tão lindo projeto.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI