O produtor por ele mesmo

sexta-feira, 16 de abril de 2010

por Vinícius Tomas/ fotos Rômulo Baptista


Mais uma vez no Iguacine e mais uma vez homenageado, Cacá Diegues conversou com o culturani sobre o novo "Cinco vezes Favela, agora por nós mesmos".



culturani Parabéns pela indicação para o festival Cannes

Cacá Diegues Muito obrigado, mas agradeça a eles (os cineastas). Eles que fizeram tudo, eu não fiz nada. A mostra de Cannes é um reconhecimento do trabalho deles.

culturani No Cinco Vezes Favela, você mostrou o seu ponto de vista sobre a periferia. Como é dar a esses jovens a oportunidade de mostrar o ponto de vista deles no novo filme?

Cacá Diegues Essa é a grande revolução do 5 Vezes Favela. Até agora só tínhamos visto filmes sobre a periferia feitos por nós, cineastas de classe média que não moramos na periferia. Isso não quer dizer que o filme não pudesse ser feito ou que sejam filmes ruins. Há grandes filmes, como Cidade de Deus, Tropa de Elite, Central do Brasil, que são filmes extraordinários, feitos na periferia. Mas agora é uma visão nova, uma visão de quem está de dentro da periferia e isso muda tudo. Cinco Vezes Favela vai provar isso.

culturani O novo Cinco Vezes Favela foi sendo feito em constante diálogo com a periferia. Onde a Baixada e a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu se inclui nesse diálogo?

Cacá Diegues Algumas pessoas de Nova Iguaçu, de Caxias, da Baixada de modo geral, trabalharam na equipe do filme. Um dos diretores do filme, Cacau Amaral, é de Caxias. É um filme que está aberto a todas as periferias, não só as da região metropolitana como também as daqui da Baixada.

culturani Com as novas tecnologias mais baratas para a produção em audiovisual, novos cineastas estão aparecendo e conquistando espaço. O que você espera desses novos filmes e qual o espaço dos grandes cineastas nesse novo panorama de cinema?

Cacá Diegues Isso é uma mudança que vem desde os anos 1990, quando começou a produção de filmes de jovens cineastas com histórias inesperadas. Ninguém sabia direito de onde vinha. Não se trata mais somente do eixo Rio /São Paulo, mas de todos os estados da federação e sobretudo as camadas sociais desses estados que não se manifestavam antes e agora etão se manifestando. Eu acho que isso só vai fazer bem ao cinema brasileiro e acho que o grande cineasta já se manifesta mesmo, não tem problema nenhum, continuara a se manifestar. Só que agora nós estamos assistindo à emersão, ao surgimento de jovens cineastas que estão fazendo filmes por aí, em todos os lugares do Brasil.

culturani Houve alguma dificuldade nas oficinas na produção do Cinco Vezes Favela 2?

Cacá Diegues Uma das coisas que me surpreendeu e me deixou muito feliz é o empenho, a seriedade com que os meninos e as meninas que fizeram esse filme encararam esse trabalho. É muito fácil trabalhar com eles nesse sentido porque são pessoas que fazem o trabalho com seriedade, e disposição para fazer as coisas direito.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI