Prestação de contas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

texto por Mayara Freire//foto por Salvador Scofano


Semana passada, em solenidade no auditório da Universidade Estácio de Sá de Nova Iguaçu, o prefeito Lindberg Farias se desincompatibilizou com o cargo para disputar uma cadeira no Senado. A reunião extraordinária, durante a então vice Sheila Gama tomou posse, foi prestigiada por vereadores e secretários municipais, além de funcionários da prefeitura e moradores. No evento, Lindberg Farias fez um balanço dos seus cinco anos à frente do governo. “Eu sempre quis construir relações com esse povo trabalhador de Nova Iguaçu. A cidade cresceu. A imagem de Nova Iguaçu está cada vez melhor. As pessoas não têm mais vergonha em dizer que é iguaçuano”, disse.


No seu discurso de despedida, o prefeito Lindberg Farias deu uma ênfase particular às obras de pavimentação realizadas em diversos bairros do município, onde até seu governo tinha 50% das ruas com esgoto a céu aberto. “Lembro que andava nos bairros e via nos olhos das pessoas a dúvida se eu cumpriria tudo o que havia prometido na campanha. Lutei muito para que tudo desse certo. Fizemos obras em muitos bairros em que os trabalhadores saíam de suas casas com sacos plásticos nos pés, por causa da lama”.

O prefeito de Nova Iguaçu fez questão de agradecer ao Presidente Lula para a realização das obras, cuja parceria foi fundamental para a mudança da paisagem da cidade. Quando selou a série de convênios que garantiram a canalização das verbas para a cidade, o presidente lembrou da época em que morava em no ABC paulista, quando mantinha um par de galochas dentro do seu fusca para atravessar o mesmo lamaçal que se acumulava perto de sua casa nos dias de chuva. O presidente Lula também intermediou o acordo com o governador Sérgio Cabral, que destinou um montanto de R$ 87 milhões para a conclusão das obras na estrada de Iguaçu, Miguel couto e Vila de Cava, entre outras regiões. “Nós vamos ter continuidade”, garantiu Lindberg antes de passar o cargo para a professora Sheila Gama.

Lindberg Farias também exaltou os projetos eduacionais de sua gestão, particularmente o pioneiro “Bairro Escola”, no qual o governo federal se inspirou para implantar o horário integral do Mais Educação. Outro motivo de orgulho da sua gestão é o ‘Cidade Universitária’, um programa que dá oportunidades de trabalho a jovens estudantes, empregando-os nas escolas da rede municipal. O aumento dos salários dos professores do município também foi lembrado pelo prefeito em sua despedida. “Nova Iguaçu hoje se orgulha em pagar os melhores salários na educação no estado do Rio de janeiro. Isso estimula a realização dos professores a fazer um trabalho melhor”. Lindberg Farias entregou o cargo com a certeza de que a professora Sheila Gama continuará priorizando a educação.

Emocionado, o agora candidato a senador disse que Nova Iguaçu está definitivamente gravado em seu coração. “Quero agradecer a deus por esse presente de ser prefeito de Nova Iguaçu. E estar no meio desse povo trabalhador guerreiro e ter construído laços”, afirmou ele, cuja candidatura foi lançada em nome do compromisso “com esse pedaço de chão na Baixada Fluminense”.

Em seu blog oficial (lindbergfarias.blogspot.com), ele declarou que não se distanciará de Nova Iguaçu e do povo da Baixada: “Vou trabalhar muito por investimentos e projetos que contribuam para o desenvolvimento da região. Afinal, foi ela que me acolheu tão carinhosamente. O povo de Nova Iguaçu acreditou em mim, no meu potencial para mudar e trazer esperança para uma área que era mais conhecida como periférica. Hoje nos destacamos no cenário estadual e nacional como uma cidade em desenvolvimento e ampla expansão econômica e social. É esta experiência e vivência públicas que levarei a Brasília para conseguir recursos e trazer novos projetos para todos”.

A nova prefeita, Sheila Gama, é pedagoga e em 2006 foi eleita deputada estadual. Em 2009, licenciou-se do cargo para se candidatar a vice-prefeita na chapa do prefeito Lindberg Farias, que disputava a reeleição. No final do evento, ela falou do histórico compromisso do seu partido com a cultura e principalmente a educação. “Sou do PDT, que acredita na educação. E a educação é cultura, esporte, arte, cinema. Então está dentro do nosso projeto, porque nada melhor do que colocar os jovens estudando e trabalhando. Esperamos fortalecer a educação”, contou.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI