Coordenando proporções

quinta-feira, 20 de maio de 2010

por Robert Tavares


Você até tem vontade de arriscar, mas morre de medo de errar e ficar parecendo gorda ou magra demais e isso te deixar over? Pois bem, saiba que você não é a única, esse "problema" assola mais pessoas que você imagina. Afinal, quem não quer vestir aquela roupa linda e ficar incrível?

Para começar, a gente pode imaginar “blocos” de tamanhos diferentes no look. Esses blocos podem valer para o look inteiro – tipo blusa mais longa e short mais curtinho – ou pra pedaços do look – tipo manga longuinha por baixo de manga curta.

Então vamos lá, o jeito para deixar o seu look mais interessante é coordenar proporções desiguais. Vestir pode parecer muito complicado, mas quando você pega jeito, um mundo se abre para você. As roupas apresentam diferentes tamanhos, é uma manga mais longa, uma barra mais justa, um decote mais cavado, barras de cima, barras debaixo e por aí vai. Se tudo fica muito retinho, dividido em partes iguais, uma peça pode acabar abafando a outra, e causando aquele efeito de "roupa da vovó" indesejado, com todas as barras simétricas e sem dar aquele it, que nós tanto procuramos na hora de nos vestir, para chamar atenção.

Quando nós coordenamos comprimentos longos com curtos, caimentos volumosos com sequinhos, superfícies com texturas com outras completamente lisas, um elemento enfatiza o outro, as coisas trabalham juntas pra fazer tudo brilhar, e assim, fazem com que uma peça sirva de extensão para outra.

Na prática, isso significa alinhar diferentes tamanhos em peças de todo jeito. Se ainda restar dúvidas, uma boa dica é: antes de sair de casa, corra para o espelho e se observe, tem algo sobrando? Então vale a regrinha do "pouquinho a cima e pouquinho a baixo". Não é aconselhado usar bermudas, vestidos ou saias abaixo do joelho, principalmente se você for baixinha, pois ela corta a silhueta e faz parecer que você é ainda mais baixa, então o truque é usar acima ou na altura do joelho, no caso de bermudas, é sempre válido dar aquela dobradinha francesa na barra.

Se você é magra demais, evite peças monocromáticas e retas, volumes sempre caem bem (manga godê ou saia balonê são ótimas pedidas!), e sobreposições, são sempre bem vindas!

Para as mais cheinhas, a idéia é fugir dos volumes e não investir em peças com cores berrantes em pontos como cintura, quadril e coxas, pois esses lugares podem ser verdadeiros inimigos na hora de camuflar alguns quilinhos a mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI