Encerramento Mix - Parte I

segunda-feira, 24 de maio de 2010

por Jefferson Loyola

Domingo, 23 de maio de 2010. Encerra-se um grande evento de teatro no município de Nova Iguaçu. O quinto circuito mix de esquetes, realizado pelo projeto FAMA (Fábrica de Atores e Material Artístico), deixará saudades a todos que passaram pelo Sylvio Monteiro nos dias 14, 15, 16, 21,22 e 23 de maio. A noite de encerramento contou com a presença de Zezé Motta e Sérgio Brito, os homenageados desta edição do circuito, Amir Haddad, homenageado da penúltima edição, além do público, que lotou o local nestes seis dias de evento, inclusive no encerramento, onde não havia mais espaço no teatro.

O projeto FAMA no dia 26 de março divulgou a lista das esquetes que foram selecionadas para participar desta edição. Sendo apresentado a cada dia do evento sete esquetes. Os jurados decidiam qual seria a melhor da noite para poder disputar com as vencedoras dos outros dias na grande final. Sendo que neste ano contou também com o júri popular, onde as pessoas votavam em qual esquete gostou mais e a que consegui-se mais pontos da plateia, mesmo não sendo escolhida pelos jurados, competiria na final.

Flash Back - Esquetes apresentadas

Dia 14 de maio: “Rua dos inválidos”, “Bastidores”, “A cantora careca”, “Meio dia”, “A roxa”, “Os lixeiros” e “Retrato de zifi”. A que encantou os jurados nesta noite foi “A roxa”, esquete dramática que retratou o comportamento de mulheres que se relacionavam em uma cela de presídio feminino ao saber que uma delas, com uma mancha roxa no braço, poderia estar com AIDS. O que significava para elas que todas estavam com a “roxa”. “Pega pelo sangue, pela porra e pela merda”, repetiam-se desesperadamente as prisioneiras.

Dia 15 de maio: “Joana e Joelma”, “Doce Ilusão”, “O amor”, “Radio Braz”, “Vaidosos”, “Três vidas” e “E por falar em Pierrot”. Essa foi à vez de “Doce ilusão” abrilhantar o evento e ser escolhida para final, mostrando a ilusão sofrida por um jovem ao entrar para o mundo das drogas. Sua vida declina completamente após descobrir, com uma amiga, o crack. O ápice da esquete esta na atuação dos personagens. Quatro atores dialogando entre si, porém de frente para o público com movimentos simultâneos.

Dia 16 de maio: “Papo furado”, “Quando seu filho vai chegar”, “Péssimo dia”, “Essência”, “Casal de três”, “Natal de repente” e “E se fosse você... Aqui, exatamente agora!”. A história do nascimento de Jesus contada a pessoas no sertão em forma de estimulo e fé para a espera de noticias de chuva, foi à vencedora do júri. “Natal de repente” trouxe uma lição de amor ao próximo e que a esperança é a ultima que morre.

Dia 21 de maio: “Missão impossível”, “O jantar”, “Pena de morte”, “In high society”, “Sociedade hipnósia”, “Pelo direito de amar” e “Em nome da liberdade”. Para o desespero dos judeus, o nazismo de Hitler tomou conta do tablado e “Em nome da liberdade” foi escolhida para a final.

Dia 22 de maio: “Dois perdidos numa noite suja”, “Ah, minha Bahia”, “Das perdas que se tem”, “O matador de santas”, “Bilhete da sorte”, “Desabafo” e “O assalto”. Um bilhete instiga o imaginário de um casal a ter ganhado 75 mil reais. “Bilhete da sorte” é uma esquete cômica que mostra as varias reações que pode acontecer com um casal quando eles acham que estão ricos, e além disso que deu muita sorte aos seus criadores e foi escolhida para a final.

Júri Popular

Era para ser apenas uma esquete a ir para a final pelo voto do júri popular, porém as esquetes: “Meio dia”, apresentada no dia 14, e “O jantar”, apresentada no dia 21, foram as vencedoras. Cada uma com 59 pontos totalizados do publico foram para a disputa final deste dia 23. “Meio dia” lidou de maneira bastante cômica a questão do preconceito racial dentro da sociedade. Onde uma família entra em pânico ao saber que o novo professor de sua filha é de cor negra.

Em um jantar de segundo encontro, Dagoberto (Léo Castro) se vê louco com as confusões e situações criadas por Clotilde (Bruna Campello) em seu apartamento. Este é o clima de “O jantar”. O que poderia ser uma noite para acabar em sobremesa, acabou terminando em uma grande confusão. Tudo por que Dagoberto não sabe o que se passa na cabeça de uma mulher solitária.

Voltando ao 23 de maio

As esquetes vencedoras de cada dia e as do júri popular foram reapresentadas. Transbordavam pessoas de dentro do teatro. Como uma peça, todo o evento estava complemente ensaiado e cronometrado. Quando de repente fica um buraco entre a homenagem feita a Zezé Motta e Sérgio Brito e a entrega das premiações. “O que é que esta acontecendo?”, gritou Alexandre Gomes, presidente do projeto FAMA, para as pessoas da produção.

Eis que surge uma voz no microfone. Adriana Rolin tenta resolver o problema, demonstrando-se desesperada com a situação. Tudo se normaliza e Alexandre Gomes olha para uma exibição de slides com fotos suas. Eram apenas ‘defeitos especiais’ para uma surpreendente homenagem a ele. Lagrimas rolaram e o que era ensaiado se tornou um improviso no tablado.

O vencedor é...

O momento esperado por todos nesta noite de encerramento. Quem são os vencedores? Confira abaixo a lista das premiações e quem ganhou cada uma delas:

1º Lugar – A roxa.
2º Lugar – Meio dia.
3º Lugar – Bilhete da sorte.
Ator ou atriz revelação – Vanessa Fortini.
Melhor ator – Léo Castro, “O jantar”.
Melhor atriz – Paula Pardon, “O amor”.
Melhor direção – Meio dia.
Melhor texto – O jantar.
Prêmio de júri popular – ‘Meio dia’ e ‘O jantar’

Seguindo após as premiações um breve coquetel, a noite do encerramento do quinto circuito mix de esquetes, realizado pelo projeto FAMA, chega ao fim. Os produtores do evento: Alessandra Fernandes, Alexandre Gomes, Adilson Dias, Tony Lopes, Rômulo Moralles, Adriana Rolin, Wildson França e Lidiane Lima, agradecem a participação de todas as pessoas que acompanharam o evento e lotaram o teatro do Sylvio Monteiro.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI