O grande circuito

segunda-feira, 24 de maio de 2010

por Fernando Fonseca

Vinte e dois de maio, às dezoito horas mais precisamente, davam-se continuidade as apresentações no Espaço Cultural Sylvio Monteiro do V circuito Mix de esquetes. A realização do projeto F.A.M.A. na casa de cultura trouxe até nós de Nova Iguaçu uma arte um tanto quanto esquecida em nosso município: os Esquetes. Com o teatro repleto de espectadores, era possível contemplarmos um público visivelmente heterogêneo ali presente. 'Dois perdidos em uma noite suja', 'Das perdas que se tem', 'Bilhete da sorte' e 'O assalto' foram as quatro esquetes apresentadas na noite de ontem.

'Dois perdidos em uma noite suja', com seu roteiro alicerçado em temas como violência, suspense e um texto recheado de palavras de baixo calão, trouxe ao palco a história de dois amigos: o carioca malandro e um jovem com distúrbio mental que há muito tentavam fugir de um bandido. O primeiro, com sua ganância excessiva, planeja roubar o tênis do outro e vendê-lo para quitar suas dívidas, enquanto o outro apenas deseja apenas manter a salvo de seu amigo sua mais nova aquisição, o pisante, assim denominado por eles. A mágica da roteiro está no fato da face do bandido nunca ter sido revelada a ninguém, pois esta sempre era encoberta por um capuz. A história se desenrola quando o jovem problemático, ao perder o pisante, auxilía seu amigo a matar de vez o bandido encapuzado já que, de fato, era ele o causador de toda essa confusão. De conclusão, o jovem problemático mata seu amigo e acaba revelando-se ser o bandido encapuzado. Um história capaz de deixar muitos aflitos, mesmo seu final sendo presumível antes do término.


Um casal que vive as desventuras de se manter um amor em plena ditadura militar: assim é o esquete 'Das perdas que se tem'. Repleto de drama e falas de amor, o casal desta comovente história vê suas vidas serem atingidas diante os problemas políticos da época. Já na comédia 'O assalto', a risada rola solta do começo ao fim das interpretações, onde uma mulher que acaba de ser promovida após cinco anos no trabalho, vê sua vida mudar logo após um assalto. Um fato importante a ser cogitado é sobre o roteiro deste ter sido escrito pelo também ator do esquete. Mas, como todos os esquetes precisavam ser avaliados para que apenas um fosse aprovado para a grande final, que ocorrerá no dia 23/05, o grande vencedor da noite foi o esquete 'Bilhete da Sorte', que contava a história de um pobre casal brasilieiro do século XX, que tentou mudar de vida com um jogo na loteria. Sonhos, desejos, pensamentos, fantasias, delírios. Tudo acontece nos nostálgicos minutos em que o casal deduz ser os novos milionários da vez. O que eles não contavam era com o azar de seu bilhete não conter todos os números sorteados.

Com muito orgulho
Num misto de euforia e incredulidade, era possível contemplarmos nos olhos de cada um do cinco componentes do grupo toda emoção e esperança creditados a eles com a classificação do esquete 'Bilhete da sorte' para a grande final.

culturani: Qual a importância pra vocês de estarem na final de amanhã? Há quanto tempo vocês já trabalham juntos?

Bianca Barbosa: Pra gente é maravilhoso e nós já nos conhecemos há muito tempo. Nós já fizemos outros trabalhos juntos, mas pra festival este foi o primeiro. Hoje foi nossa estreia e fizemos de tudo um pouco.... É maravilhoso estarmos na final!

culturani: Há quanto tempo vocês já trabalham juntos?

Bianca Barbosa: Há dez anos, pra ser mais exata.

culturani: Vocês são do Rio de Janeiro?

Bianca Barbosa: Somos de Itaboraí. Nos conhecemos ao longo dos anos fazendo alguns trabalhos juntos, mas eu sou daqui de Nova Iguaçu. Essa é a minha terrinha com muito orgulho.

culturani: Todos vocês são atores?

Bianca Barbosa: Atores e produtores culturais.

No dia 23/05, além da final, onde o melhor será escolhido, a cerimônia de encerramento conta com homenagens a Zezé Motta e Sérgio Brito, dois dos maiores espoentes da linguagem dramaturga brasileira. "A principal intenção de criarmos o Circuito Mix de esquetes foi a carência de espaço para jovens profissionais. Com o tempo, vimos que companhias consagradas e atores veteranos também se ressentem de um vitrine para apresentarem seus trabalhos. E consolidamos o formato do festival com essa diversidade de linguagens apresentadas nas mais inventivas roupagens.

Além disso, a realização desse trabalho, vem incentivando a criação de grupos de teatro capaz de gerar crescimento social, bem comum para a população local, autoestima da comunidade, qualidade de vida, cidadania e fortalecimento da identidade cultural", assim dizem os produtores de V Circuito Mix quanto as intenções do seu projeto.

Veja abaixo os indicados de 2010 em suas respectivas categorias:


MELHOR ATOR:

Max Neves
Pascoal Meato
Léo Castro
Felipe Hosth
Edivaldo Gomes
Wanderson Rosceno

MELHOR ATRIZ:

Paula Pardon
Rosângela Andrade
Bruna Campelo
Bianca Barbosa

ATOR REVELAÇÃO:

Juan Alves
Felipe Freitas
Fernanda Carvalho
José Júnior
Nivea Nascimento
Camila Fagundes
Thiago Viana
Rafa Rodrigues
Marcele Lobo
Vanessa Fortini

MELHOR TEXTO:

A Roxa
Doce Ilusão
Natal de repente
E se fosse você
O Jantar
Bilhete da Sorte

MELHOR DIREÇÃO:

Meio dia
Doce Ilusão
Natal de Repente
O jantar
Bilhete da Sorte

1 Comentários:

Anônimo disse...

queria ter ido...

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI