A ordem dos lugares não altera a juventude

segunda-feira, 31 de maio de 2010

por Pedro Borges

Quinta-feira, 27 de maio de 2010, um dia marcante para a juventude, especialmente para 12 jovens de várias comunidades da cidade do Rio de Janeiro, tais como Babilônia, Chapéu Mangueira, Turano, Complexo do Alemão, Cidade de Deus e Mangueira. Um memorável encontro, tendo um objetivo: a realização de um importante diálogo com o Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, sobre os principais problemas enfrentados por esses mesmos jovens, envolvendo as áreas de educação, meio ambiente, segurança, saúde, entre outros assuntos, que interferem direta ou indiretamente na minha vida, sua vida, na vida da nossa juventude.

Toda a experiência começou, quando subimos o morro da Babilônia, eu (Pedro Borges) e Fernando Fonseca, do grupo Jovens Produtores de Conhecimento, Juliana Moreira de Souza, do Núcleo ICA (Informação, Conhecimento e Atitude) e Marcella Camargo. Tivemos a honra de acompanhar, bem pertinho, esse grande acontecimento. Reparamos que tinha um grande reforço policial, vários jornalistas, típico cenário da atração daquela tarde, a reunião com o Sr. Secretário Geral. Fomos bem recebidos pelo pessoal da comunidade da Babilônia, e faltando poucos minutos para começar a reunião, assumimos nossos postos, e voltamos nossa atenção para o grande evento!

Além da presença da juventude carioca, representado pelos 12 jovens, é de grande importância falar da presença da Baixada Fluminense, além do mais, fomos lá para isso, representar a Baixada, mais uma grande responsabilidade! Levando a bandeira do grupo Jovens Produtores de Conhecimento, vindos de Nova Iguaçu, tendo a missão de acompanhar a reunião, e mais que isso, representar a cara juvenil da Baixada. É claro que não podemos esquecer da nossa amiga Juliana, do grupo ICA - Informação, Conhecimento e Atitude - , que teve uma importantíssima participação, sobre a qual falaremos a seguir! E nosso amigo Álvaro, também do ICA, nasceu, e cresceu na comunidade da Babilônia. Por um convite dele, possibilitou nossa entrada na reunião.

Inicialmente na reunião houve uma apresentação das autoridades presentes, entre eles: Senhor Secretário Geral Ban Ki-Moon, a representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier. Em seguida, começou uma discussão sobre os principais problemas, que os jovens das comunidades convidadas enfrentam no seu cotidiano, tendo cada tópico explorado nessa discussão.

Entretanto, um dos momentos mais importantes da reunião foi o belíssimo discurso do Sr. Secretário Geral, confessando estar impressionado com o espírito de liderança dos jovens, e acreditando que aquela discussão era para eles, pois os jovens são o futuro. Falou também sobre questões políticas, das relações dos líderes mundiais com a juventude de cada país, colocou a questão da promoção dos direitos humanos, e a insistência pela luta contra qualquer tipo de discriminação, preconceito, sendo inaceitáveis esses atos errôneos.

Depois da reunião
Ban Ki-moon disse acreditar nos jovens, e mostrou como é importante dar mais oportunidades para esses mesmos jovens mostrarem seu caráter, promovendo a sua dignidade, combatendo o preconceito, promovendo a mudança nas condições de vida, reivindicando os direitos, e falar todas essas ações para seus pais e professores.

Depois da reunião, e da despedida do Sr. Secretário do local, junto com sua comitiva, e o festival de flashes sobre o Secretário, tudo parecia uma festa. Na verdade, era uma festa, porém nem tudo estava bem. Revoltada por não ter expressado sua opinião, Juliana ficou chateada pela chance “perdida”. O que ela não esperava é que sua indignação se tornasse pública. Num momento de desabafo, Juliana Moreira pôde expressar o que sentia. O que ela achou da reunião, de todo o acontecimento, sendo tudo gravado por grandes emissoras de televisão. O que parecia perdido foi um passo dado, para a caminhada, e luta da juventude! Tive a oportunidade de fotografar e de acompanhar esse grande ato de coragem, e aproveito essa matéria para mais uma vez parabenizá-la, e também agradecer ao Álvaro pelo convite!

Depois de tudo isso, um fato que marcou aquele dia, para mim, surgiu numa conversa entre mim, Marcella, Juliana, Fernando e Álvaro. Percebemos que esse era, e é o começo de um novo acontecimento, mais do que uma honra de acompanhar um grande feito dos jovens das comunidades, tendo uma magnitude tão expressiva, tivemos a consciência de nesse evento foi mais uma vitória, de uma longa caminhada, uma luta para dar som à voz, ou vozes para juventude, louca para ser ouvida, que deseja ter seus direitos cumpridos. Sendo na Zona Sul, Zona Norte, Baixada Fluminense, não importa! A ordem dos lugares não altera a juventude!

1 Comentários:

Juliana Moreira de Souza disse...

Pedro!
Nossa, adorei a reportagem! Muito expressiva e bem relatada. Foi uma experiência e tanto, gostei muito de ter conhecidos vocês e espero trabalharmos juntos!
Obrigada pelas palavras. Realmente, achei que muita coisa não foi dita, e que foi tudo muito planejado...
Faltou liberdade de expressão, naturalidade e interatividade. E tudo o que tivemos durante sua visita - policiamento reforçado, comunidade limpa e organizada, palavras esperançosas e o mínimo de atenção - falta no cotidiano do carioca. Claro que uns enfrentam mais dificuldades do que outros, mas estamos todos sujeitos aos problemas sociais do Rio, e não podemos fechar os olhos a eles.
Tenho também certeza de que estamos no caminho certo, se continuarmos com nossa ideologia autêntica de cidadania ainda não corrompida pela mídia. Somos jovens e livres, ainda bem!!!
Bjs, e prazer, bateirista!
- Juliana

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI