Ambiguidade sexual

quarta-feira, 21 de julho de 2010

por Ana Carolina Gomes

A bissexualidade consiste na atração física, emocional e espiritual por pessoas tanto do mesmo sexo quanto do oposto, com diversos níveis de interesse por cada um e independentemente da sua orientação sexual.

Os bissexuais são olhados de lado por alguns homossexuais, mas não há dúvida de que essa opção sexual é mais aceita socialmente. No entanto, tanto os homossexuais quanto os heterossexuais veem os bissexuais como os maiores transmissores do vírus HIV, responsável pela propagação da AIDS.

Outra face da bifobia se dá quando certos homossexuais consideram a bissexualidade pouco mais que um meio-termo confortável entre a heterossexualidade estabelecida e a identidade homossexual pela qual lutam por estabelecer. Além disso pessoas bissexuais podem ser alvo tanto de homofobia (por parte de alguns heterossexuais) quanto de heterofobia (por parte de alguns homossexuais).

”O homem está perdendo suas características e tende a se transformar numa figura sexualmente ambígua, enquanto a mulher está se tornando mais masculina. Desta forma a sociedade evolui para um modelo único", afirmou Umberto Veronês, que é oncologista.

Compreensivas e maduras
Uma desilusão amorosa e a separação dos pais fizeram com que a estudante Bruna Gomes, hoje com 19 anos, começasse a se interessar por pessoas do mesmo sexo. "Desenvolvi uma certa afeição por meninas porque as mulheres são mais compreensivas e maduras", conta essa moradora de Mesquita, cujo primeiro envolvimento homossexual se deu aos 15 anos com uma menina da mesma escola em que estudava, o Colégio Brasil.

Para Bruna Gomes, o amor das mulheres é mais sensível e sincero. Mas não foi por isso que que parou de gostar dos meninos. "Ainda sinto atração por muitos homens", conta ela. "É uma atração física, que me dá segurança, prazer e carinho", acrescenta ela, feliz por poder experimentar o "melhor dos dois mundos".

As leis federais que protegem os homossexuais facilitaram a saída do armário também dos bissexuais. Pelo menos é o que acredita Alandra Nascimento. "Elas não têm mais medo de represália ao se assumirem sua sexualidade", diz. Mesmo assim, as famílias continuam reagindo de um modo quase trágico quando os filhos revelam sua opção pela bissexualidade. A tendência é colocar a culpa nas amizades e muitas vezes se perguntam o que fizeram de errado. “Quando minha filha disse que era bissexual, eu não sabia o que fazer, ou o que falar", conta Andreia Gomes, mãe de Bruna Gomes. Surpresa com a notícia, ela fez tudo o que estava a seu alcance para convencê-la a voltar a se interessar pelos homens que poderiam dar continuidade a sua família. "Não me conformava com essa situação e ainda não me conformo, mas tento conviver com isso”.

Criminosa
Há quem veja a bissexualidade como uma doença contagiosa ou até mesmo um distúrbio de personalidade. Foi o caso da mãe de Cláudia Ferreira, que aconselhava a filha desde a adolescência a evitar o que ela chamava de "fruto estragado". “Mas os anos foram passando e eu acabei me envolvendo com uma menina, amiga minha", conta ela, que foi repreendida severamente pela mãe quando contou a verdade. "Ela só faltou me matar! Minha mãe me tratava como uma criminosa ou como se eu estivesse matado a filha dela e posto outra no lugar." De nada adiantaram seus argumentos de que era a mesna pessoa de sempre, e de que ainda gostava de homens. Sem querer olhar mais na sua cara, a mãe mandou Cláudia Ferreira morar com o pai, com quem não tinha a menor afinidade.

Para sua surpresa, no entanto, o pai lhe fez apenas duas perguntas. "Você sabe aonde você esta se metendo? e Você tem certeza que é isso mesmo que você quer?" O olhar decidido da filha foi suficiente para que ele entendesse que Cláudia Ferreira não estava disposta a voltar atrás. "Ele disse que não me apoiaria a minha decisão, mas estaria ali para o que eu precisasse". O pai ainda a alertou para os preconceitos de que seria vítima e que provavelmente muitos amigos a abandonariam. "Mas se for isso mesmo que você quer, continue firme".

2 Comentários:

Yasmin Thayná disse...

Muito bacana essa matéria!
Quem menos esperamos estar ao nosso lado, em um dia, nos surpreende.

Anônimo disse...

É a vida muitas das vezes são feitas de escolhas decisivas, e se vc não estiver pronta para oq vai vir,seus planos podem ser frutados

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI