Em todas

quinta-feira, 22 de julho de 2010

por Larissa Leotério

“Não só de Escola Livre vive o Cinema de Nova Iguaçu”. E quem garante é a ex-aluna da ELC, Elaine Cristina Esteves, que juntamente com Vitor Clin idealizou a Produtora Levi. A produtora distribui e realiza filmes da Baixada, além de organizar o Concurso de Roteiro na Pontifícia Universidade Católica – PUC-RJ.

Elaine conta que, quando entrou para a ELC, percebeu que não se encaixava em ‘lugar algum’, porque não atuava, escrevia ou dirigia. Mas, durante a produção, antes de alguém pedir, ela já tomava a iniciativa e via locação, elementos de cena... Mesmo sem saber o que era, já produzia. Então, se deu conta de que produzia já na escola as apresentações do coral, as festinhas e o jornal. “Então, o meu caminho era esse, e não tinha pra onde fugir”, brinca.

Elaine já participou de outra produtora, a ‘Por que Não Filmes’, já com Vitor Clin. Por divergência os dois saíram, mas viam a necessidade de continuar, de juntar pra distribuir e produzir. Perceberam que não há distribuidora na Baixada Fluminense. E os conhecidos começaram a entrar em contato, por telefone, e-mail, Orkut e Twitter. “Temos pacotes de distribuição, de acordo com os roteiros e diretores”, especifica.

Das necessidades, também surge o Concurso de Roteiros na PUC-RJ. Então, relacionando a literatura, arte que privilegia a palavra, e o cinema, arte em que a palavra se transforma em imagem e som, surge o concurso. A iniciativa se dá porque os alunos do 1º ciclo do curso de Cinema só têm matérias de jornalismo e acabam por ficar desmotivados. O objetivo é ampliar o conhecimento literário dos participantes e a realização do roteiro vencedor do júri técnico. Reencantamento da escrita por meio da sétima arte.

O concurso, que deverá acontecer semestralmente e conta com a Parceria do Condomínio Multimídia, funciona da seguinte forma: existe um júri técnico formado por professores da PUC, Elaine Cristina, Vitor Clin, um representante da Condomínio Multimídia e um júri popular. O vencedor desse júri popular ganha R$ 300,00 e participa da banca do próximo concurso.

O vencedor do júri oficial, técnico, tem o seu roteiro realizado. Esse primeiro vencedor é Pedro Riguete, com o roteiro “Acromático”, que fala de uma metáfora pro primeiro amor. “Estamos na pré-produção do filme, fazendo os contatos básicos, como formação de equipe, locação, elementos de cena, tratamento de roteiro, decoupagem”, explica. Assim que tudo estiver pronto, e o filme for rodado, a Levi fará a distribuição do filme e as legendas, além de colocar em festivais internacionais e circuitos nacionais.

Elaine finaliza contando que a distribuição é muito complicada. A aceitação nem sempre é fácil, mas eles insistem no objetivo: “Às vezes a visibilidade só se dá depois do reconhecimento internacional, ou depois de ser muito recusado.” Mas explica que é importante colocar o máximo de produções no máximo de concursos, festivais e circuitos: “Pra eles verem que estamos em todos, então, temos que aparecer”, revela.

2 Comentários:

Yasmin Thayná disse...

Ah! Bacana.
Essa menina é gente fina demais. Sempre que me via no Iguacine vinha toda sorridente...
Felicidades na produtora, que além de ser uma ótima iniciativa conta com gente bacana cheio de talento.

Elaine disse...

Oh, Yasmin, muito obrigada.. É isso aí.. Movimento !!!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI