Laranjas guerreiros

sexta-feira, 16 de julho de 2010

por Felipe Branco

“Try”, “tackle”, “ruck” são alguns termos que talvez você e muitos não conheçam (ainda), mas pra quem conhece e joga o rugby são termos bem comuns. Para quem ainda não sabe, esse é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, que é jogado num campo parecido com o de futebol. É um esporte de contato, mas, como seus admirados defendem, não é um esporte violento. É muito confundido com futebol americano, porém é mais “solto”. Além de outras peculiaridades, a bola só poder ser passada para traz.

Poucos também sabem que Nova Iguaçu tem o primeiro time de rugby da Baixada. Criado em 2008 com o nome de Nova Iguaçu Rugby, ele foi conhecido Cavalos de Maxambomba antes de se tornar o Maxambomba Rugby Clube. Começou com Vitor Magalhães, que chegou a treinar no Rio Rugby e inconformado pela distância começou a pensar num jeito de treinar na própria cidade. "Resolvi convidar amigos para treinar e espalhei a notícia em sites e redes sociais que tinha a intenção de montar um time em Nova Iguaçu", conta Vítor Magalhães.

Com apenas dois anos de existência, o time já tem bala na agulha para liderar a série B do Campeonato Carioca, além de ceder dois pilares para a seleção fluminense que disputará a Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil (o maior campeonato juvenil do país). Os guerreiros laranja são Vinícius Fernandes Viana, também conhecido como Roliço, e Ariel Correia de Souza, o Sereia.

Apesar de não ter patrocínio ou apoio, o time é estruturado administrativamente, tendo 41 sócios-jogadores que bancam tudo no clube. Os treinos comandados pelo treinador Hugo Rodrigues, o Branca, são abertos a todos que quiserem treinar ou simplesmente conhecer o rugby. Os treinos são realizados todas as quartas-feiras, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu, às 20h, e aos sábados, no campo do Edmarzão, no Bairro da Luz, às 14h.

O grupo acompanha o esporte pelos canais pagos, como a TV Monde e a ESPN. "Também vemos ao vivo os jogos do Super 8, nosso campeonato estadual", conta o ponta Leo Diniz, que também usa a internet para se manter atualizado.

Para não ficar a dúvida sobre os termos no início da matéria, “try” é o ponto do jogo, ou melhor, 5 pontos. “Tackle” é quando o jogador “agarra” o jogador adversário, jogando-o no chão para tentar roubar a posse da bola. E “ruck” é a formação posterior ao jogador ser tackleado e soltar a bola no chão, quando se forma o ruck, onde os jogadores se empurram a fim de fazer a bola ficar do lado do seu time.

Apesar da fama de violento, o rugby é marcado pela cordialidade e camaradagem entre seus jogadores. "Sempre fazemos o que chamamos de terceiro tempo, quando os jogadores adversários se reúnem após a partida para confraternizar e discutir os lances do jogo", conta Leo Diniz.

Quem quiser saber mais sobre o rugby iguaçuano, pode entrar no site dos Laranjas Guerreiros, como são chamados os jogadores do Maxambomba.

http://www.maxambomba.rugby.esp.br/

1 Comentários:

Vitor disse...

Excelente matéria!!
Abraços
Vitor Magalhães

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI