Na garganta

quinta-feira, 1 de julho de 2010

por Ana Carolina

O termo beat box (que em inglês significa literalmente caixa de batida) refere-se à percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros. O beat box começou nos guetos de Nova york no início da década de 80.

Rafael Soares, conhecido como Nike por causa do amor que nutria pela marca de produtos esportivos na infância, pratica esse tipo de percussão muito antes de conhecer o hip-hop ou talvez de existir ssa nomenclatura. "Eu e uns três amigos sempre fizemos um negócio parecido com isso, mas depois que conheci essa modalidade me aprofundei", diz o músico, que há dois anos começou a dar aulas de beat box, um deles profissionalmente.

Nike tem três turmas de beat box: uma no Na Encolha, espaço cultural que funciona na sua casa, na Califórnia, onde criou um pontinho em parceria com o Laboratório Cultural; as duas outraa no Cisane, a operosa ong que o produtor social Edilso Maceió mantém no Jardim Nova Era. "O beat box é aberto para todos", diz ele, cuja única exigência que faz da rapaziada é que tenha vontade de aprender. Não há sequer limite de idade.

A parceria com o Cisane também está relacionada com o pontinho de cultura do Laboratório Cultural, mas a oficina que do Na Encolha começou por pressão das crianças da comunidade. "Um dia eles chegaram no espaço perguntando quando eu iria dar aula pra eles", conta o músico, que também é subsecretário de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu. Hoje a renda que obtém com as aulas de beat box têm um papel fundamental na renda de Nike.

Mais que um sonho
Independentemente da força no orçamento, o beat box é uma paixão para o músico “Eu vivo disso, pesquiso, busco”, diz ele, que quando menino usava a garganta como uma forma de escape, "uma válvula pra desabafar". Criado no mundo festivo do funk, a entrada no ritmo e poesia do hip-hop representou um salto para a militância no movimento negro, mas hoje o beat box voltou a ser "pura arte". "Tenho vontade de mostrar que isso é um instrumento como qualquer outro, como violão, como bateria simples e só", diz Nike, que sonha em montar uma orquestra usando o instrumento principal do beat box, a garganta.

O beat box é mais do que um canal para arte para Nike, que desde que descobriu a música se vê como uma sensibilidade diferente, graças à qual pode ser mais próximo do seu filho, com o próprio trabalho na secretaria. "Espero que isso aconteça com meus alunos".

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI