O fim da juventude

sexta-feira, 30 de julho de 2010

por Wanderson Duque

BAÚ DO ROCK
Duas óperas rock que se tornaram filmes, onze álbuns de estúdio, performances inconfundíveis e inúmeras canções que marcaram época. Estes itens apenas resumem o currículo de uma das mais aclamadas e clássicas bandas imortalizadas na história do rock and roll.

Foi no verão de 1961, em Londres, ao ver um rapaz carregando seu contrabaixo nos ombros, que Roger Daltrey, guitarrista solo da banda ‘The Detous’ , resolveu convidá-lo para participar de sua banda. John Entwistle, que estava acompanhado de sua namorada no momento, aceitou a proposta. Logo no ano seguinte, com a saída de Reg Bowen, ficou vago o cargo de segundo guitarrista que, por intermédio de John, foi ocupado por um rapaz bastante magro e com um nariz de largas proporções: “Um nariz em um bastão”, foi como Roger descreveu o estudante de artes Pete Townshend. Com Townshend na segunda guitarra, John Entwistle tocando contrabaixo, Doug Sandom na bateria, Roger Daltrey como guitarrista principal e Colin Dawson nos vocais, o ‘The Detours’, que na época se apresentava em bares, logo sofreria novas mudanças: em 1963, inspirado por ‘Johnny Kidd & The Pirates’ , Daltrey demitiu Colin Dawson e assumiu o posto de ‘frontman’ , deixando a guitarra apenas para Townshend.

Pouco a pouco, o grupo de Rythm and Blues mudava de forma, assim como seu nome: ‘The Who’ , como passaram a ser chamados depois de uma reunião no apartamento de Pete com todos os membros da banda e também com seu colega de quarto Richard Barnes, que foi quem teve a ideia. Com o tempo, Pete Townshend inventava um novo estilo de tocar guitarra: seus ‘powerchords’ pesados e o ‘feedback’ causado pela sua guitarra, devido ao fato de tocar com os amplificadores num volume muito alto, o tornavam um guitarrista inconfundível. Assim o ‘The Who’ se diferenciava das outras bandas da época, mas ainda havia uma mudança a ser feita. Em 1964, Doug Sandom foi demitido e durante uma de várias apresentações com um baterista profissional contratado pela banda, um garoto que havia descolorido o cabelo a ponto de ficar ruivo, pediu para se juntar ao grupo alegando ser muito melhor que o baterista que estava em palco. Após uma demonstração, Pete, John e Roger não tinham mais dúvidas, aquela era a peça que faltava para preencher o som do ‘The Who’ . A partir de então, Keith Moon, que tocava numa banda de surf music, passou a fazer parte de uma banda inspirada pelo blues norte-americano.

Aos 17 anos, Keith já era único, não apenas pelo seu estilo de tocar , mas também devido ao fato de conseguir chamar tanto a atenção do público não tendo mobilidade no palco e ficando atrás dos outros membros da banda, o que não era nada comum na época. Townshend, sendo guitarrista e não querendo ficar atrás de Moon no quesito ‘presença de palco’ , também aperfeiçoou suas performances criando novos movimentos, passou a abrir os braços como se fossem asas ao deixar a guitarra soar, que foi o motivo por ter recebido o apelido de ‘Birdman’ (homem pássaro) e também o famoso braço giratório inspirado em Keith Richards, guitarrista do ‘Rolling Stones’ . Mas foi na Taverna Railway, em setembro de 1964, que Pete realizou o epitáfio de suas performances, atraindo muita atenção não apenas para si, mas também para todo o ‘The Who’. Ato que segundo a revista ‘Rolling Stone’ foi um dos 50 momentos que mudaram a história do rock: [Ao bater repetidas vezes com o braço da guitarra no teto da taverna, o instrumento acabou se partindo e, ao ver o estrago, Pete resolveu simplesmente ‘terminar o serviço’ .] A partir deste show, guitarras quebradas passaram a fazer parte do repertório nas apresentações do ‘The Who’ e, como se não bastasse, Moon também passou a destruir seu kit de bateria, o que resultou em mais prejuízo para o grupo. Montados em suas lambretas munidas de vários espelhos retrovisores e trajando ternos italianos bastante justos, os ‘mods’ (abreviação para modernistas) eram garotos que tinham como preferência musical o jazz e o R&B. Contratado pelo empresário Helmut Gorden, Peter Meaden, um mod, que aproveitando o fato do movimento estar no seu auge, tornou o ‘The
Who’ uma banda mod. Com cabelos curtos e penteados, roupas novas e também um novo nome: “The High Numbers”, John, Keith, Pete e Roger foram aceitos pelo público mod e em junho de 1964, gravaram seu primeiro single: “Zoot Suit” e “I’m The Face”, ambos compostos por Meaden. O compacto foi um fracasso e em agosto deste mesmo ano, Chris
Stamp e Kit Lambert, que procuravam uma banda para participar de um filme, passaram a ser os novos empresários do conjunto que dois meses depois voltaria a se chamar ‘The Who’ .

Devido ao novo contrato exigir composições próprias, em novembro de 1964 o ‘Who’ grava o single “I Can’t Explain”, composto por Pete Towshend. A canção conseguiu um contrato com o produtor Shel Talmy e o compacto foi lançado no primeiro mês de 1965, alcançando a oitava posição nas paradas depois de muita divulgação.

Lançado em 21 de maio de 1965, “Anyway, Anyhow, Anywhere” foi o único trabalho em que Pete e Roger trabalharam juntos. A essa altura o ‘The Who’ já não era mais uma banda mod, usando camisas com o desenho da bandeira britânica, medalhas presas aos palitos, o grupo era agora uma banda de ‘pop-art’ .

Em setembro de 1965, após jogar as pílulas de anfetamina de Keith na privada e puxar a descarga, Roger e o baterista tiveram uma briga que resultou na expulsão do vocalista da banda. Um mês depois Daltrey estava de volta, mas caso fizesse algo que os outros integrantes da banda não aprovassem, a expulsão seria definitiva. Ainda em outubro, outro compacto foi lançado: o compacto de “My Generation”, música composta por Townshend com um dos mais brilhantes solos de baixo (por Entwistle) e a frase que se tornou um dos símbolos do grupo: “I hope I die before get old” (espero morrer antes de envelhecer). O compacto foi seguido pelo primeiro álbum do ‘The Who’ , lançado no dia 3 de dezembro e também nomeado “My Generation”.

No ano de 1966 foram lançados três novos trabalhos da banda inglesa, entre eles dois singles: “Substitute” e “I’m a Boy”. Neste ano foi também lançado o segundo álbum da banda, chamado “A Quick One”. Neste álbum está a música que, com nove minutos de duração, intitulou o disco e foi o primeiro passo de Townshend em direção à criação de suas óperas rock, “A Quick One while He’s Away”, segundo o compositor pode também ser considerada como “os pais de Tommy” (Tommy foi a primeira ópera rock do ‘The Who’ , lançada alguns anos mais tarde). O disco também conta com composições de Entwistle, entre elas “Boris The Spider”. Neste ano foi rompido o contrato com Shel Talmy. Com o contrato encerrado, ‘Track Records’ , a nova empresa fundada por Stamp e Lambert em 1967 que além do ‘The Who’ , um dos primeiros contratos foi feito com Jimi Hendrix Experience. Viagens à terra do Tio Sam foram feitas em 1967, uma delas para participar do festival de Monterey. Noutra das suas visitas à América, abriram um show para o ‘Herman’s Hermits’ , onde obtiveram prejuízo, pois além de guitarras e baterias, quartos de hotéis também passaram a ser destruídos pelo instinto selvagem de Moon.

“The Who Sell Out”, terceiro álbum da banda, foi lançado em dezembro de 67 como um tributo às rádios piratas. Após uma má sucedida tour pela Austrália em 1968, Pete é apresentado aos ensinamentos de um místico indiano chamado Meher Baba e no ano seguinte, baseado, em parte, nos ensinamentos do místico indiano, Pete cria sua primeira ópera rock. A ópera é lançada em maio de 1969 e conta a história de um garoto cego, surdo e mudo chamado Tommy, assim como o álbum. Muitos críticos consideraram este disco como uma obra prima. O ‘The Who’ apresentou a ópera rock no festival de Woodstock e também a levou para os teatros líricos. Enquanto Pete não tinha novas idéias para trabalhar com sua banda, é lançado em maio de 1970 o ‘Live At Leeds’ , um dos shows mais notórios do ‘The Who’ que é considerado por muitos como um dos melhores discos ao vivo de rock and roll. Nesta época, o principal compositor do grupo também começou a fazer experimentos com um
sintetizador inspirado em Terry Riley, inovador compositor americano.

Lifehouse seria o projeto que Pete encaixaria algumas de suas músicas feitas com o auxílio do sintetizador. Sua nova idéia consistia em um filme que se passaria num futuro altamente poluído, mas o longa nunca chegou a ser produzido, pois Lambert estava boicotando o projeto pelas costas de Townshend, que acabou sofrendo um colapso nervoso. Depois da decepção com o projeto de ‘Lifehouse’ , vem o álbum “Who’s Next”, que foi lançado em 1971 contendo canções do fracassado projeto anterior , entre elas ‘Baba o’Riley’ , cujo nome é uma homenagem a Meher Baba e Terry Riley. Outra canção bastante notória deste disco é “Won’t Get Fooled Again” e a frase “Meet the new boss, same as the old boss” (conheça o novo chefe, igual ao velho chefe).

Entre os anos de 1971 e 1973, como as atividades com o ‘The Who’ estavam perdendo velocidade, Roger , Pete e John lançaram álbuns solo. Em 1973 é lançada a segunda ópera rock da banda, com todas as canções compostas por Townshend. Quadrophenia conta a história do personagem fictício Jimmy, um mod dos anos 60 com personalidade quádrupla. Durante esta época a banda passava por momentos tensos, como o fato de Daltrey ter descoberto que Stamp e Lambert estavam sumindo com parte do dinheiro e devido a isso queria substituí-los, o que Pete discordava. Este foi apenas um dos motivos que os levou a uma briga onde o guitarrista acabou desacordado. Keith também estava aumentando o seu consumo de álcool e drogas, até que durante um show na turnê de ‘Quadrophenia’ , após desmaiar sobre sua bateria por tomar substâncias bastante fortes, Moon foi substituído por um fã da plateia. Ken Russell foi o diretor contratado para, em 1974, dirigir o filme ‘Tommy’ . Embora o público tenha adorado o filme, lançado no ano seguinte, Pete passou a afogar suas mágoas na ‘maldita’ , devido às edições feitas pelo diretor . Enquanto os outros membros do ‘The Who’ estavam ocupados com o filme, John Entwistle assumiu a responsabilidade de reunir um material para um disco em ‘resposta’ ao mercado pirata. O resultado saiu em outubro de 1973: ‘Odds & Sods’.

Após as inovadoras óperas rock, o ‘The Who’ volta a gravar discos comuns com o álbum ‘The Who By Numbers’ , lançado em outubro de 1975. Neste álbum Townshend trata de assuntos relacionados ao seu lado pessoal nas suas composições. Depois de três anos sem lançar um álbum de inéditas, Townshend compõe a primeira canção para o próximo álbum do quarteto de Londres. ‘Who Are You’ , música que intitulou o álbum, foi escrita após um encontro do já veterano guitarrista, com dois membros do ‘Sex Pistols’ , uma banda pertencente ao novo estilo chamado ‘punk’ que estava revolucionando o rock. Em dezembro de 1977, há também um concerto em Kilburn para o documentário ‘The Kids Are Alright’ , mas devido ao longo período fora de ação e sem ter o que fazer , Keith ficara fora de forma, e após levar uma dura do guitarrista prometeu se esforçar para melhorar seu desempenho. Então no dia 25 de maio de 1978 o grupo regravou o concerto que seria o último com sua formação clássica. Em agosto deste ano foi lançado o álbum ‘Who are You’ , uma mistura de punk rock com rock progressivo.

A era clássica do ‘The Who’ teve seu fim no dia 7 de setembro de 1978 quando, aos 32 anos de idade, morreu o lendário baterista Keith Moon. A causa foi uma overdose de Heminevrin, remédio prescrito para ajudá-lo em seu combate contra o álcool. Embora nenhum outro baterista pudesse realmente substituir Moon, Pete declarou que o ‘The Who’ continuaria em atividade e para ocupar o posto de baterista foi contratado Kenney Jones. John
‘Rabit’ Bundrik também foi contratado para tocar teclado com a nova formação do ‘Who’ . Dois novos filmes ‘Whodianos’ foram lançados em 1979, entre eles está a segunda ópera rock do grupo a se tornar filme, protagonizado por Phil Daniels e dirigido pelo estreante Franc Roddam, o filme ‘Quadrophenia’ , que retrata as brigas entre ‘mods’ e ‘rockers’ dos anos 60.

O outro, um documentário de Jeff Stein, ‘The Kids Are Alright’ , contendo performances ao vivo e na TV, vídeos promocionais e entrevistas. O show mais trágico da banda inglesa ocorreu no estádio de Cincinnati, tarde deste ano, onde onze jovens morreram e muitos outros se machucaram devido a uma falha na organização para a entrada do público. Os músicos souberam do incidente apenas após concluírem o show e decidiram não encerrar a turnê. O primeiro álbum sem Keith Moon, “Face Dances”, foi às lojas em março de 1981 e não agradou aos integrantes da banda. “It’s Hard”, décimo disco do ‘Who’ e último em 24 anos, foi lançado no mês de setembro de 1982. Após uma turnê e tentativas frustradas de tentar escrever novas canções para o ‘The Who’ , Pete desfez o contrato com a ‘Warner Brothers Records’ e no dia 16 de dezembro de 1983, declarou ter deixado a banda, dando fim a ela até então. A separação não durou dois anos, pois em julho de 1985, os três membros clássicos, acompanhados do baterista Kenney Jones, reuniram-se novamente para uma malsucedida apresentação no Live Aid no estádio de Wembley. A última performance com a participação do baterista Kenney Jones ocorreu em fevereiro de 1988, após receber um prêmio da ‘British Phonographic Industry’. Tendo como um dos motivos ajudar John Entwistle a recuperar-se financeiramente, Townshend aceitou fazer uma nova turnê com o ‘The Who’ em 1989, para o posto de baterista foi contratado Simon Phillips. Nos shows da turnê, que marca4am os 25 anos de ‘Tommy’ , foram apresentadas performances da ópera rock e alguns hits selecionados. Finalizada a série de shows, o conjunto se separou novamente e retornou apenas em 1991 quando gravaram a música “Saturday Night’s Alright For Fighting” para um CD tributo a Elton John. Após rejeitar uma turnê onde é substituído por seu irmão Simon, Pete aceita uma proposta para tocar no Hyde Park em Londres. Além de Roger , John e Rabbit, também foram chamados para a apresentação o baterista Zak Starkey (filho de Ringo Starr), Simon Townshend e Geoff
Whitehorn nas guitarras, o tecladista Jon Carin e mais vocalistas de apoio e instrumentos de metais. A performance foi muito bemsucedida e como consequência, o ‘The Who’ iniciou uma nova turnê pela América do Norte e Europa com duração de dois anos. Finalizada a turnê, o grupo só retornou aos palcos em 1999 para tocar em pequenos shows beneficentes. Um ano depois, o grupo estava novamente viajando em uma turnê que terminou com uma apresentação no Royal Albert Hall para arrecadar fundos para a ‘Teenage Cancer Trust’ . A possibilidade de um novo álbum de estúdio passou a ser discutida entre os integrantes da banda e em outubro de 2001 o ‘Who’ retornou à América para ‘incendiar’ o “The Concert For New York City”. Nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2002, o ‘Who’ fez duas apresentações em prol da ‘Teenage Cancer Trust’. Estas seriam as últimas apresentações com o baixista John Entwisle, que morreria no dia 27 de junho deste ano, apenas um dia antes de iniciar outra turnê com a banda que o deixou famoso. John morreu de ataque cardíaco enquanto dormia, após fazer uso de cocaína. Após algum tempo, o grupo iniciou a turnê, e para o cargo de baixista foi contratado Pino Palladino. Em 2004, o grupo retornou aos estúdios para gravar duas canções para a coletânea ‘Then and Now’: “Real Good Looking Boy” e também um tributo a John, “Old Red Wine”. As gravações foram seguidas por uma nova turnê com shows na Austrália e Japão. Em junho de 2005, Roger e Pete participaram do evento ‘Four Season Hope Charity’ e no mês seguinte, o ‘The Who’ participou do ‘Live 8’ .

Outra turnê é iniciada em 2006 e no final de outubro deste ano é finalmente lançado “Endless Wire”, o primeiro álbum de inéditas do ‘The Who’ após um período de 24 anos. O álbum alcançou rapidamente a sétima colocação nas paradas da Billboard e a nona posição no Reino Unido. No dia 6 de dezembro de 2008, os dois membros clássicos da banda foram prestigiados com o ‘Kennedy Center Honor’ . Durante o evento, alguns artistas como Dave Grohl (Foo Fighters e Nirvana) e Joss Stone homenagearam a banda cantando alguns dos clássicos do grupo inglês. Atualmente alguns dos materiais da banda estão sendo relançados, como ‘The Kids Are Alright’ e ‘The Who Sell Out’. No dia 10 (de fevereiro de 2009), foi lançada uma nova edição de ‘30 Years of Maximum

1 Comentários:

Ralph Wüf disse...

Texto conciso e muito bem feito sobre uma banda, desculpa o termo, foda pra c...*! Texto informativo, mas com um caráter puramente crítico. Muito bom! :]

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI