Quem mais querem?

sexta-feira, 16 de julho de 2010

por Clara de Assis Santos

Robson Gabiru irá lançar seu primeiro álbum ainda esse ano, no Espaço Cultura Sylvio Monteiro. Conversei um pouco com ele para saber como foi todo o desenvolvimento do projeto, quais dificuldades enfrentadas, quais suas perspectivas para o lançamento...

Robson e seus amigos realizaram uma apresentação ao vivo cujo nome era “Músicas que fiz e músicas que me fizeram” para um teatro lotado de admiradores, que foram matar saudade de suas performances sempre bem-humoradas. Apesar do sucesso, o projeto se modificou, e eles gravaram o SMD “Robson Gabiru quem mais querem”.

"O processo até a finalização do SMD não foi fácil", afirma Gabiru. Os R$ 8 mil levantados junto à Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, que o incluiu entre os 37 projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Cultura Escritor Antônio Fraga, não foram suficientes para colocar o trabalho na rua. "Para o projeto sair do papel, tive que recorrer aos amigos", conta o artista.

O desenvolvimento de um álbum é bem complicado, pois exige profissionais qualificados e especialistas em determinados estilos musicais. Mas depois de um longo processo o primeiro SMD está pronto. Para Gabiru, o diferencial do trabalho está na diversidade obtida com um repertório baseado em músicas próprias e de amigos.

A inspiração do músico vem de experiências vivenciadas, que só canta o que viveu. e diz “Não consigo escrever forçado ou imaginar uma situação para criar uma música, elas vêm do meu cotidiano”, afirma. Uma das músicas que marca a sua carreira é “Quem Mais Querem”, que não à toa deu nome ao álbum. "Essa música foi feita ao longo dos cinco anos em que viajei de trem para a Escola de Música Villa Lobos, ouvindo os bordões usados pelos camelôs."

A divulgação do trabalho está sendo feita na base do boca-a-boca. Mas não ter uma estrutura profissional não abala Gabiru. “Eu opto pela fama através do talento”, afirma, convicto.

Outra convicção de Gabiru é a de que este SMD não será o último. "Já tenho músicas prontas para até 2 CDs", diz ele, cujo segundo cd só terá músicas próprias.

Suas músicas são bem diferentes de tudo o que eu já tinha ouvido até hoje, mas posso dizer que gostei muito de todo álbum.

1 Comentários:

Abrahão Andrade disse...

Gabiru!

assisti a uma apresentação dele no sesc de Sõ joão...gostei muito,representa genuinamente a baixada..

Muito legal :)

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI