Últimos pontinhos

quinta-feira, 22 de julho de 2010

por Tuany Rocha Santos

E aos poucos nossa Teia Baixada 2010 vai ganhando forma. O último ponto foi dado na quinta-feira 15 de julho, às 16h, em uma reunião no SESC de Nova Iguaçu. Estiveram presentes representantes de pontos e pontinhos de cultura de diversos locais da Baixada. Além da comissão executiva, formada por Anderson Barnabé, Claudia Perluxo, Samuel Azevedo, Lu do Rio e Kleber Moreyra, marcaram presença Marcelo Pelegrino e Rodrigo Sousa da Rádio Rua, Arlene do Cisin e Mônica do Luar de Dança.


Após a assinatura da lista de chamada e da apresentação do grupo, Egeu Laus fez um resumo da reunião com os representantes de São João de Meriti, que ele qualificou de “maravilhoso”. “O pessoal ficou bastante animado, quero trazê-los até aqui no nosso próximo encontro para que consigam visualizar e interagir mais com o planejamento do evento”, disse o adjunto da SEMCTUR e coordenador da Teia Baixada 2010. No dia seguinte, haveria uma reunião com os representantes de Mesquita.

O foco das reuniões neste momento é o pré-fechamento de programações da Teia e por isso os principais pontos discutidos foram as apresentações artísticas, as oficinas e o registro do evento. Cada representante dos pontos e pontinhos sugeriu uma oficina que gostaria de realizar durante a Teia e assim surgiu uma relação de cinco oficinas, além do Apalpe, realizado por Marcus Vinícius Faustini, e do Pinhole, realizado por Mauricio, do Foco Escolar: Musica para que serve? (Casa de Anyê), Animação (Escola Livre de Cinema), Percussão (Cisin), B-Boys e Grafite (Enraizados). Eles também sugeriram 11 intevenções artísticas que gostariam que fossem realizadas no espaço cedido pelo SESC e Cenfor.

“As apresentações musicais e teatrais precisam ser feitas no teatro, pois a sonoridade da quadra é muito ruim”, ponderou Claudia Perluxo, da Casa de Anyê. Egeu Laus concordou e, além de sugerir a mudança da posição do palco para melhorar a acústica, se comprometeu a conseguir mais equipamentos de som para garantir a qualidade das intervenções realizadas.

A ultima questão discutida foi o vídeo que registrará o do evento, que ficará sob a responsabilidade da Escola Livre de Cinema, ali representada por Anderson Barnabé. Ficou definido que cada ponto ou pontinho de cultura terá um minuto e meio para explicar o trabalho desenvolvido. “São 58 pontos e pontinhos, a gravação vai ficar enorme e isso vai exigir uma equipe de edição maior e mais tempo para o material ficar pronto.” ponderou o representante da Escola Livre de Cinema. A comissão, porém, concordou com a posição de Egeu Laus. “O mais importante é o registro do evento, não podemos perder nada!”

Depois da reunião, Mônica do Luar de Dança, de Duque de Caxias, disse que estava com as melhores expectativas possíveis. “Em comparação com a Teia Nacional, ele é um evento pequeno, mas o fato de unir os projetos e aumentar articulações faz dele uma coisa grande.” Isso se completa com uma frase de Egeu Laus colocada nas cartas-convite enviadas aos representantes. “A Teia não é feita para os pontos de cultura, Ela é feita pelos pontos de cultura.”

Hoje será realizada mais uma reunião no SESC de Nova Iguaçu, desta vez para o fechamento de programações. A preparação da Teia Baixada 2010 está quase no fim e cada vez mais pontos e pontinhos vêm se engajando nessa construção coletiva.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI